Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 26º

Anselmo Ralph, D.A.M.A, e Agir na Semana Académica de Lisboa

A Semana Académica de Lisboa, que durante quatro anos se realizou junto ao Polo Universitário da Ajuda, irá mudar de localização, e passará a realizar-se na Doca de Pedrouços, em Algés, informou hoje o presidente da associação académica.

Anselmo Ralph, D.A.M.A, e Agir na Semana Académica de Lisboa
Notícias ao Minuto

20:45 - 15/02/17 por Lusa

Cultura Algés

Segundo o presidente da Associação Académica de Lisboa (AAL), Francisco Duarte, foram os universitários que tomaram a decisão de mudar de instalações, uma vez que o Polo da Ajuda "não está preparado para receber" este evento, especialmente com condições atmosféricas adversas.

"Se chover, como aconteceu no ano passado, fica tudo em lama e somos nós que temos de preparar o terreno, o que tem um custo elevado para a associação académica, que está com dificuldades financeiras", disse à agência Lusa Francisco Duarte.

O dirigente queixou-se de "falta de apoio da parte da Câmara de Lisboa para colmatar esta falha".

"Por isso, tomámos a decisão de fazer a Semana Académica em Algés, no recinto onde decorre a Volvo Ocean Race", afirmou.

Este recinto, a Doca de Pedrouços (que se situa junto ao Passeio Marítimo de Algés), "é em alcatrão e a nível de transportes também é uma localização de acesso mais fácil", razões que motivaram a escolha, apontou o representante dos estudantes.

"Temos uma parceria com a CP [Comboios de Portugal] e vai haver mais comboios à noite" para servir quem for ao evento, continuou Francisco Duarte, apontando que "o recinto é mesmo à porta da estação de comboios".

A AAL disse também que "está em negociações com a Câmara de Oeiras" para acertar pormenores, salientando que experienciou "uma maior abertura" por parte deste município, ao contrário do que aconteceu com Lisboa.

Na terça-feira, na Assembleia Municipal, o vereador da Estrutura Verde da Câmara Municipal de Lisboa anunciou a mudança de instalações do "Salódromo".

"Este ano não vai haver festa de estudantes no sítio que tem sido habitual, não só por causa desta intervenção, mas também porque foi decidido que a festa seria noutro sítio", afirmou o vereador José Sá Fernandes, durante a apreciação do relatório final do debate temático sobre o parque florestal de Monsanto, onde se insere o Polo Universitário.

A intervenção a que Sá Fernandes se referia é uma bacia de retenção integrada no parque do Alto da Ajuda, que nascerá no local onde, em maio, os estudantes universitários realizavam a festa que assinala o final do ano letivo.

A saída da Semana Académica de Monsanto é uma reivindicação feita há já algum tempo por diversas associações ambientalistas.

Hoje, o presidente da AAL disse à Lusa que teve conhecimento desta intervenção através da comunicação social e vincou que a decisão da mudança de instalações "partiu da associação académica e não da Câmara de Lisboa".

Em Algés, decorre também a Receção ao Caloiro, outra festa académica da AAL, que acontece no início do ano letivo, no Passeio Marítimo.

Este ano, a Semana Académica de Lisboa terá lugar entre 15 e 20 de maio, tendo a AAL divulgado hoje parte do cartaz, que inclui nomes como Anselmo Ralph, D.A.M.A, Agir ou Regula.

Os bilhetes já estão à venda, com um custo de 24 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório