Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Obras dos artistas portugueses em exposição na Bienal de São Paulo

A exposição 'O Futuro será uma réplica', com obras dos cinco artistas portugueses convidados este ano para a 32.ª Bienal de Artes de São Paulo, no Brasil, é inaugurada hoje, às 16:00, no consulado português, naquela cidade brasileira.

Obras dos artistas portugueses em exposição na Bienal de São Paulo
Notícias ao Minuto

06:16 - 07/09/16 por Lusa

Cultura Literatura

A exposição reúne obras dos artistas portugueses Carla Filipe, Gabriel Abrantes, Lourdes Castro, Priscila Fernandes e Grada Kilomba.

'O Futuro será uma réplica' vai integrar livros de artista de Lourdes Castro, a 'performance' 'Jardim da Gozolândia' (2016), de Priscila Fernandes, o lançamento do livro de artista 'Imagens sangradas' (2016), de Carla Filipe, a exibição da obra 'Plantation Memories. Staged Reading' (2014-2015), de Grada Kilomba, e filmes de Gabriel Abrantes.

A bienal abre no sábado e ficará patente até 11 de dezembro sob o tema 'Incerteza Viva', com curadoria geral de Jochen Volz e Lars Bang Larsen.

No âmbito desta edição da bienal e do seu programa paralelo, Portugal será - segundo o gabinete do ministro português da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, que se encontra no Brasil em visita oficial - "o maior contingente estrangeiro".

No mesmo dia, às 15:00, o ministro visita a exposição 'Portugal Portugal Portugueses -- Arte Contemporânea', que traça um panorama da recente produção artística em Portugal, com cerca de 270 obras de mais de 40 artistas, com inauguração prevista para quinta-feira, no Museu AfroBrasil.

De acordo com a organização, é a segunda exposição dentro da proposta da trilogia desenvolvida pelo curador da mostra, Emanoel Araujo, responsável por homenagear as principais raízes da cultura brasileira (africana, portuguesa e indígena), à luz de uma leitura contemporânea nas artes visuais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório