Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Chef Alain Ducasse distinguido com prémio Carreira

O chef Alain Ducasse, primeiro cozinheiro a receber três estrelas Michelin em três cidades diferentes, foi distinguido com o prémio Carreira pela sua “indiscutível influência sobre a geração actual de chefs”, anunciou a organização do prémio.

Chef Alain Ducasse distinguido com prémio Carreira
Notícias ao Minuto

16:24 - 16/04/13 por Lusa

Cultura Gastronomia

O prémio Carreira é atribuído pela publicação britânica Restaurant Magazine, responsável pela elaboração da lista anual dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, que será conhecida no final deste mês.

Em comunicado, a organização do prémio afirma que Ducasse “ultrapassou as fronteiras da excelência" na cozinha, ao longo da sua carreira de 30 anos. A distinção reconhece o trabalho de Ducasse em prol da “cozinha francesa inovadora, mas também a indiscutível influência sobre a geração actual de chefs e especialistas” em todo o mundo, acrescenta.

O chef conquistou três estrelas Michelin aos 33 anos de idade, no restaurante Le Louis XV, no Hôtel de Paris (Mónaco), tendo-se tornado o primeiro a receber três estrelas do guia em três cidades distintas. Os seus restaurantes já conseguiram 14 entradas na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, “mais do que qualquer outro chef”.

Ducasse destacou-se pelos seus esforços para promover o pensamento “glocal”, com uma elevada preocupação sobre o uso consciente dos recursos naturais.

O chef defende que o futuro da cozinha reside na diversidade: “cada cozinheiro tem o seu próprio território de expressão emocional, diferente dos outros. É esta diferença que garante a riqueza do conjunto”, sublinhou.

Sobre o prémio que lhe foi agora atribuído, Alain Ducasse prestou homenagem aos seus antecessores.

“O meu primeiro pensamento vai para Paul Bocuse, o primeiro a receber esta distinção. Através dele, também estou a pensar na geração de chefs que me precederam e de quem me sinto herdeiro e sucessor. Ao mesmo tempo, eu ainda me sinto como um jovem e continuo muito mais interessada no trabalho que há a fazer do que naquilo que já conquistei”, declarou.

Para muitos dos novos chefs que se destacam na gastronomia de hoje, a influência de Ducasse é enorme. Rene Redzepi, responsável do Noma (Dinamarca) e actualmente considerado o melhor cozinheiro do Mundo pela lista dos 50 Melhores Restaurantes, cresceu a ler os seus livros, enquanto Massimo Bottura, do Osteria Francescana (Itália), com três estrelas Michelin, dedicou ao seu antigo mentor um prato de assinatura.

“O prémio Carreira é votado pelos especialistas da indústria de todo o Mundo – cozinheiros, jornalistas e críticos – e como tal este é o reconhecimento do mundo da restauração aos feitos e influência positiva do chef Ducasse”, considerou o editor da Restaurant Magazine, William Drew.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório