Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Fundação EDP doa 15 mil euros para compra de obra de Domingos Sequeira

A Fundação EDP vai contribuir com 15 mil euros para a campanha de aquisição da obra "Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira, lançada pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

Fundação EDP doa 15 mil euros para compra de obra de Domingos Sequeira
Notícias ao Minuto

19:48 - 04/03/16 por Lusa

Cultura MNAA

"Orgulhamo-nos de poder contribuir para que uma obra com esta relevância possa integrar o acervo do Museu", afirma a Fundação em comunicado, através do seu diretor-geral, salientando "o pioneirismo desta campanha de angariação de fundos, junto da sociedade civil".

"Este apoio enquadra-se na vocação cultural da Fundação EDP e na relação de grande proximidade que temos tido com o MNAA", disse o administrador e diretor-geral da Fundação EDP, Miguel Coutinho, que recorda parcerias entre as duas instituições.

Desde 2012 têm desenvolvido o projeto "Olhares contemporâneos", que convida "anualmente vários artistas a trabalharem a vida própria do MNAA, através do seu olhar fotográfico", segundo Miguel Coutinho, que recorda ainda o papel da Fundação EDP, como "mecenas do museu às Janelas Verdes", no apoio a exposições como "Coleção Masaveu - Grandes Mestres da Pintura Espanhola" (2015) e "A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de São João Baptista" (2013).

De acordo com o sítio na internet da campanha de angariação de fundos, patrocinar.publico.pt, até hoje foram recolhidos 183 mil euros, tendo a maioria origem em doações particulares, anónimas ou por transferência bancária.

No "site" são também identificadas contribuições de outras instituições, como a Fundação Carmona e Costa e a Fundação Luso-Americana, o Automóvel Clube de Portugal e algumas autarquias, como o Município de Cantanhede, que foi pioneiro na subscrição, antecipando o apelo à participação da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), em dezembro.

Em janeiro, o agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria, convidou os seus 2.800 alunos a ajudarem o MNAA a adquirir este quadro do seu patrono.

Na quarta-feira, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) doou dez mil euros à campanha de angariação de fundos para a compra desta tela, colocada à venda por 600 mil euros, por privados.

A campanha de angariação de fundos para comprar a tela "A Adoração dos Magos", lançada no ano passado, "Vamos pôr o Sequeira no lugar certo", tem como objetivo ajudar o museu a adquirir a obra que Domingos Sequeira pintou em 1828, e da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela de Domingos Sequeira - considerada "insubstituível" pelo museu - faz parte da série "Palmela", com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua coleção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respetivos óleos.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira (1768-1837), cujo trabalho realizado nas primeiras décadas do século XIX se encontrava no "umbral da modernidade", entre o Classicismo e o Romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola, atesta o MNAA.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu proteção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou prémios académicos.

A campanha decorrer até abril, e o museu reuniu informação em sequeira.publico.pt.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório