Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 23º

Lisboa acolhe laboratório 1Space com artistas da Europa e Médio Oriente

Artistas da África, Europa e Médio Oriente estarão em Lisboa, a partir de hoje, no âmbito do projeto europeu 1Space, para refletir sobre o processo criativo e a relação entre a arte e a vida.

Lisboa acolhe laboratório 1Space com artistas da Europa e Médio Oriente
Notícias ao Minuto

11:25 - 26/01/16 por Lusa

Cultura Criatividade

De acordo com a organização, trata-se do terceiro laboratório organizado pelo projeto da União Europeia 1Space, e terá como orientadores o coreógrafo e encenador Faustin Linyekula e o arquiteto e artista visual Tony Chakar.

"Como criamos? Como se relaciona a arte com a vida?" são as perguntas que os 14 artistas irão lançar neste encontro, em Lisboa, organizado pelo Festival Alkantara, em conjunto com o KVS, teatro nacional belga, de Bruxelas, e o Exodos Festival Ljubljana, da Eslovénia.

Até 04 de fevereiro, o 1Space Lisbon Lab vai debater como é que o contexto económico, cultural, e político interage com o trabalho produzido pelos artistas, que vão partilhar páticas artísticas e abordar as possibilidades e limitações dos seus ambientes de trabalho específicos.

No Lab de Lisboa, o grupo, juntamente com Linyekula e Chakar, abordará as questões ligadas ao tempo, "nomeadamente como elemento central na dramaturgia, mas também o tempo na sua dimensão histórica ou o tempo como uma forte característica cultural que permite perceber as diferenças culturais".

Os artistas participantes são: Atta Kattab (Palestina), Borut Bucinel (Eslovénia), Remah Jabr (Palestina), Chuma Sopotela (África do Sul), Nébié Adonis (Burkina Faso), Pasco Losanganya Kikunguru (RD Congo), Ahmed Tobasi (Palestina), Davor Sanvincenti (Croácia), Eyad Houssami (Síria/Líbano), Momar K. Ndiaye (Senegal), Sofia Dinger (Portugal), Urândia Aragão (Portugal), Zina Zarour (Palestina) e Ana Teresa Ascensão (Portugal).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório