Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

China cresce em espectadores de cinema, Portugal começa a recuperar

A China estima terminar 2015 com a venda de mais de 40 mil milhões de bilhetes no país e a produção de 600 filmes, enquanto Portugal começou a recuperar no início deste ano as quebras mais fortes da última década.

China cresce em espectadores de cinema, Portugal começa a recuperar
Notícias ao Minuto

22:38 - 10/09/15 por Lusa

Cultura Bilhetes

Os números da realidade do cinema nos dois países estiveram hoje em foco numa conferência de imprensa que decorreu na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, a propósito da abertura da primeira Festa do Cinema Chinês, que se realiza às 21:00 no Cinema Ideal.

A Festa vai exibir 32 filmes chineses, doze dos quais contemporâneos, na Cinemateca e no Cinema Ideal até 30 de setembro, representando "uma das maiores retrospetivas do cinema chinês feito até hoje no país", segundo José Manuel Costa, diretor da Cinemateca Portuguesa.

A diretora da Cinemateca Chinesa, Sun Xianghui, revelou alguns dos números que mostram como a China tem vindo a tornar-se "a força principal do cinema mundial", afirmou.

Entre janeiro e agosto deste ano, os valores das bilheteiras atingiu 4,2 mil milhões de euros, e as estimativas para 2015 apontam para 600 produções nacionais estreadas e 40 mil milhões de bilhetes vendidos.

Do cinema estrangeiro, conta-se a exibição de 221 filmes de 32 países, nenhum de Portugal.

"Espero que a Festa do Cinema Chinês possa ajudar os portugueses a conhecer a importância e desenvolvimento do cinema do nosso país", declarou Sun Xianghui.

Questionada pela agência Lusa sobre as razões do vigor do crescimento da produção de filmes e de espectadores, a diretora da Cinemateca respondeu que se deve "ao forte apoio do Governo à criação nacional".

"Existe um fundo especial de apoio aos filmes chineses. Cada filme exibido paga uma taxa para esse fundo para desenvolver a indústria cinematográfica do país e até os filmes locais", explicou.

Por seu turno, Filomena Serras Pereira, presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), contrapôs, questionada pela Lusa sobre as fortes quebras de público nos últimos três anos, que "o número de espectadores está a aumentar já desde o início de janeiro deste ano, invertendo a quebra".

"Este ano há mais espectadores e a quota da presença de filmes portugueses também aumentou", salientou a responsável.

Em Portugal, segundo os números do ICA, 2014 registou 12 milhões de espectadores e 62,7 milhões de euros de receita de bilheteira, os piores valores da última década.

A Festa do Cinema Chinês - iniciativa das duas cinematecas, com o apoio do ICA - abre hoje na Cinemateca com a exibição, em antestreia, do filme "Se as montanhas se afastam" ("Mountains may depart"), o mais recente trabalho do cineasta Jia Zhang-ke, que esteve presente na conferência de imprensa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório