Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Orquestra de Cascais comemora centenário de Benjamin Britten

A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras celebra o centenário do nascimento do compositor inglês Benjamin Britten com um concerto no sábado às 18h00, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, no Centro Cívico de Carnaxide.

Orquestra de Cascais comemora centenário de Benjamin Britten
Notícias ao Minuto

10:12 - 30/01/13 por Lusa

Cultura Compositores

"Este concerto de homenagem a um dos mais destacados compositores do século XX junta obras do seu professor, e são executadas duas emblemáticas obras, 'Symple Symphony' e as famosas 'Variações sobre um tema de Frank Bridge'", lê-se num comunicado divulgado pela Câmara de Oeiras.

A Orquestra de Câmara foi constituída em 1996, por iniciativa do maestro Nikolay Lalov que a dirigirá neste concerto em Carnaxide, e que é o director artístico.

Benjamin Britten nasceu em Lowestoff, no Reino Unido, no dia 22 de Novembro de 1913. Aos 14 anos, segundo os seus biógrafos, teria já composto dez sonatas para piano e seis quartetos para cordas e ainda uma oratória e um poema orquestral intitulado 'Chaos and Cosmos'.

O compositor, também maestro, violetista e pianista, assinou dezenas de peças orquestrais, assim como para diferentes conjuntos de câmara, além de canções. Em 1953, por ocasião da coroação da rainha Isabel II estreou a ópera 'Gloriana'.

São também conhecidas as suas peças para crianças, como as 'Canções de sexta-feira' ('Friday afternoons'), e o 'Concerto para jovens', célebre guia dos instrumentos de orquestra, inspirado num tema do compositor barroco inglês Henry Purcell.

'Morte em Veneza', baseada no romance homónimo de Thomas Mann, foi a última ópera que Britten compôs, em 1973, três anos antes de falecer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório