Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Fotojornalista transforma exposição em jornal

O fotojornalista Pedro Cruz 'transformou' uma exposição com fotografias da sua autoria sobre a erosão costeira nas praias a sul da Figueira da Foz num jornal de 16 páginas, que vai ser distribuído gratuitamente a partir de segunda-feira.

Fotojornalista transforma exposição em jornal
Notícias ao Minuto

16:15 - 06/06/15 por Lusa

Cultura Figueira da Foz

Em declarações à agência Lusa, Pedro Cruz, 27 anos, fotojornalista há quatro anos, disse que a ideia de fazer a exposição em formato de jornal resultou de querer chegar "a mais pessoas" do que os eventuais visitantes de uma mostra estática.

"Vão ser 500 jornais distribuídos gratuitamente em quiosques e cafés. E junto deles vai estar uma caixa para donativos, porque a ideia é a de que os 500 jornais possam resultar em 500 árvores para reflorestar a duna que está a ser reconstruída", afirmou Pedro Cruz.

"Com o jornal, tenho a certeza que 500 pessoas vão ver o trabalho, porque é o tema [da erosão costeira] que me interessa. Não sei se 500 pessoas iriam a uma exposição", acrescentou.

A exposição Alerta Costeiro 14/15 chegou a estar agendada, em janeiro, para a freguesia de São Pedro, Figueira da Foz, de onde o fotojornalista é natural, mas foi cancelada depois de o presidente da junta se ter oposto a uma fotografia que mostrava diversos políticos, entre os quais o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, o presidente da Câmara local, João Ataíde, e o anterior autarca local que se demitiu na sequência de irregularidades detetadas na sua gestão.

A foto em causa ocupa as páginas centrais da publicação a que a agência Lusa teve acesso e junta-se a outras 22, todas a preto e branco, captadas por Pedro Cruz nos invernos de 2014 e 2015.

As fotografias, que retratam "a realidade costeira da freguesia de São Pedro nos últimos dois anos" são acompanhadas por frases como "Alerta Costeiro 14/15 é mais uma sensibilização a quem de direito" ou uma outra que lembra a exposição cancelada, depois de o fotojornalista "não ter cedido ao pedido do presidente da junta (...) para retirar uma fotografia da sua narrativa fotográfica".

Na última página, o autor apela à "missão" de reflorestar a zona afetada - que está a ser alvo de obras de recuperação promovidas pelo Ministério do Ambiente - pedindo o "contributo" dos leitores e alertando os mais jovens para a erosão costeira, "um problema atual que, dada a sua natureza, corre o risco de ser o mesmo no futuro".

O jornal Alerta Costeiro 14/15 vai ser apresentado publicamente na segunda-feira, às 11:00, na Casa dos Pescadores da Costa de Lavos, a sul da Figueira da Foz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório