Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

'Viagem literária' chega a Vila Real

A segunda etapa do projeto 'Viagem literária' cumpre-se hoje, às 21h30, no Teatro Municipal de Vila Real, com os escritores Laurentino Gomes, que recentemente publicou '1889', e Richard Zimler, autor de 'A sentinela'.

'Viagem literária' chega a Vila Real
Notícias ao Minuto

08:02 - 22/05/15 por Lusa

Cultura Teatro

A "Viagem literária" é uma iniciativa do Grupo Porto Editora (GPE), que visa apresentar dois escritores à conversa com o jornalista João Paulo Sacadura, em sessões abertas ao público, que pode também intervir.

O autor brasileiro Laurentino Gomes já recebeu seis prémios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. A sua mais recente obra, "1889", centra-se na proclamação da República, no Brasil, e sucede a "1808", sobre a chegada da corte portuguesa ao país, em fuga às tropas francesas de Napoleão, e a "1822", referente à proclamação da independência, por D. Pedro de Portugal, que instituiu o Império do Brasil.

Em declarações à Lusa, o escritor disse que "a trilogia se encerrou, apesar de a fórmula das datas ser comercialmente muito incentivadora".

O escritor acrescentou que "vários leitores lhe enviaram sugestões de datas para outras obras como 1500, chegada dos portugueses ao Brasil, ou 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder".

A próxima trilogia, adiantou o autor, "será centrada na questão da escravatura, que está ainda mal assimilada pela sociedade brasileira, na origem de muitas das problemáticas sociais atuais".

"1889" tem como subtítulo "Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da monarquia e a proclamação da República no Brasil".

Proclamada a República a 15 de novembro, "é uma data sem prestígio no calendário cívico brasileiro", afirma Laurentino Gomes, na obra publicada com a chancela da Porto Editora, referindo que, em contraposição, a data da independência - 07 de setembro -- é celebrada "em todo o país com desfiles escolares e militares". "O feriado da proclamação da república é uma festa tímida, geralmente ignorada pela maioria das pessoas".

O norte-americano Richard Zimler, naturalizado português em 2002, nasceu em Nova Iorque, em 1956, licenciou-se em Religião Comparada e é mestre em Jornalismo, trabalhando como professor no Porto, onde reside desde 1990.

O ano passado editou, na área de ficção infantil, "Se eu fosse", obra que sucedeu ao romance policial "A sentinela" (2013).

Autor de 12 romances desde 1996, viu "O Último Cabalista de Lisboa" tornar-se "best-seller" em 11 países, incluindo os Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Brasil, e a sequela "Meia-noite ou o Princípio do Mundo" atingir a quinta edição.

Richard Zimler tem também realizado traduções da obra dos poetas portugueses Al Berto e Pedro Tamen.

De Vila Real, a "Viagem Literária" segue para Viseu, no dia 02 de junho, para uma sessão no Teatro Viriato, com os escritores Francisco José Viegas, ex-secretário de Estado da Cultura, e José Paulo Cavalcanti Filho, que fez uma biografia de Fernando Pessoa e ex-ministro brasileiro da Justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório