Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Filme português na primeira mostra de cinema na Guiné-Bissau

O filme do realizador português Leonel Vieira "A Selva" vai estar em destaque na I Mostra do Cinema Guineense que vai ter lugar este fim-de-semana na capital da Guiné-Bissau, disse à Lusa fonte da organização.

Filme português na primeira mostra de cinema na Guiné-Bissau
Notícias ao Minuto

16:35 - 18/04/15 por Lusa

Cultura Cinema

Em declarações à agência Lusa, a presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual da Guiné-Bissau, Djamila Gomes, referiu que a inclusão do filme no programa "é uma mostra de gratidão" pelo apoio que a iniciativa recebeu por parte da Embaixada de Portugal.

A presidente do Instituto do Cinema da Guiné-Bissau enalteceu a contribuição dada pessoalmente por Fábio Sousa, representante do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em Bissau, para que a iniciativa possa ter lugar, lembrando ter partido deste a ideia de uma mostra de filmes ao ar livre.

"O incentivo para fazer este evento veio dele. Disse-me: não fique à espera de ter salas de cinema para exibir produtos nacionais", afirmou Djamila Gomes, contando os passos seguintes, até o representante do Camões disponibilizar um projetor para o evento.

Na Guiné-Bissau não existem salas de projeção de filmes, a não ser pequenas barracas de televisão nos bairros, que ora mostram telenovelas, jogos de futebol ou filmes em DVD.

Além do filme "A Selva", a mostra vai exibir trabalhos de realizadores guineenses, entre sábado e domingo.

Djamila Gomes, que foi recentemente nomeada administradora da cidade de Bafatá (leste), vai também aproveitar a mostra de cinema no Bissau-Velho para exibir fotografias em tamanho gigante do fotógrafo português Alfredo Cunha.

O autor visitou a ilha guineense de Bolama, onde captou momentos do dia-a-dia, e esteve também na cidade de Bafatá, onde fotografou o trabalho de mulheres nos campos de cultivo de arroz.

Djamila Gomes lamenta que Alfredo Cunha não possa estar em Bissau, mas regozija-se pelo facto de as suas fotografias serem exibidas com o patrocínio de um banco comercial.

A responsável disse ainda que vai incentivar o Governo e outros parceiros a levarem a mostra de filmes para o interior do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório