Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Diretora do Museu da Música reconduzida no cargo

A atual diretora do Museu da Música, em Lisboa, conservadora Graça Mendes Pinto, foi reconduzida no cargo por mais três anos, indica hoje um despacho publicado no Diário da República (DR).

Diretora do Museu da Música reconduzida no cargo
Notícias ao Minuto

12:01 - 28/01/15 por Lusa

Cultura Graça Mendes Pinto

De acordo com o despacho da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a diretora, que se encontrava no museu desde fevereiro do ano passado em regime de substituição, foi agora nomeada em comissão de serviço por um período de três anos renovável.

Ainda segundo o despacho, a designação surge na sequência do resultado de um concurso público de recrutamento para o cargo.

"Cumpridos todos os formalismos legais e concluídos os processos de seleção, o júri do procedimento concursal propôs a nomeação da candidata Graça Mendes Pinto, por reunir os requisitos legais e específicos exigidos e ter demonstrado possuir o perfil adequado e as competências necessárias para o desempenho do cargo", lê-se no despacho.

Graça Maria de Resende Mendes Pinto de Drummond Ludovice pertence à carreira técnica superior dos quadros de pessoal da DGPC.

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1981), fez uma pós-graduação em Museologia e Conservação no Instituto Português do Património Cultural (IPM) (1984).

Iniciou atividade profissional em Lisboa como professora do ensino preparatório e, em 1984, iniciou funções de conservadora no Palácio Nacional da Ajuda (museu), que desempenhou durante dez anos, ingressando em 1994 nos serviços centrais do IPM.

Em 1998 foi requisitada pela Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) para exercer as funções de Conservadora/Museóloga na Direção do Centro de Exposições, onde esteve cinco anos, regressando ao IPM para fazer assessoria à direção.

Em 2007 foi nomeada Coordenadora da Galeria do Rei D. Luís I no Palácio Nacional da Ajuda e, desde fevereiro de 2014, desempenhava, em regime de substituição, as funções de diretora do Museu da Música.

A conservadora Graça Mendes Pinto substituiu Maria Helena Ferraz Trindade, que deixou a direção por motivos de aposentação, depois de ter dirigido o Museu da Música ao longo de vinte anos.

O Museu da Música foi criado em 1946, encontra-se instalado num espaço provisório desde 1994, na estação de Metro do Alto dos Moinhos, disponibilizado pelo Metropolitano de Lisboa.

A Secretaria de Estado da Cultura tem em curso um projeto de transferência do museu para o Palácio Nacional de Mafra e, ainda este ano, está previsto o lançamento dos concursos internacionais para realizar as obras de adaptação do espaço ao acolhimento do acervo.

O Museu da Música detém um acervo com cerca de 1400 instrumentos, entre eles o cravo de Joaquim José Antunes (1758), o cravo de Pascal Taskin (1782), o piano Boisselot, que o compositor e pianista Franz Liszt trouxe a Lisboa, em 1845, e o violoncelo de Antonio Stradivari, que pertenceu ao rei D. Luís.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório