Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

Fotografias de Setúbal no século XIX são bem de interesse nacional

A qualidade e raridade das fotografias do século XIX que constituem o `Álbum Setubalense´ foram razões que levaram à classificação pelo Governo daquele património como "bem de interesse nacional", disse hoje Carla Barros, do Centro Português de Fotografia.

Fotografias de Setúbal no século XIX são bem de interesse nacional
Notícias ao Minuto

10:11 - 15/01/15 por Lusa

Cultura Classificação

Comentando a classificação, esta semana publicada em Diário da República, Carla Barros disse à agência Lusa que "o `Álbum Setubalense´, de Anthero Frederico Ferreira de Seabra (1821-1883), foi classificado pela raridade e qualidade das fotografias, mas também pela importância do autor na história da fotografia em Portugal".

Constituído por um conjunto de doze fotografias de Setúbal no século XIX, o `Álbum Setubalense´ mostra com era a cidade naquela época, através de vistas panorâmicas e de imagens das igrejas de Santa Maria e São Julião, ruínas do Convento de São Francisco, Praça de Palhais, antigo Liceu Municipal e Paços do Concelho.

Segundo Carla Barros, técnica superior do Centro Português de Fotografia, a utilização do processo fotográfico `albumina´ também foi um fator importante para a classificação das fotografias de Anthero Frederico Ferreira de Seabra como bem de interesse nacional.

"Trata-se de um processo fotográfico por exposição solar, que se caracteriza pela utilização de albumina (clara do ovo) e de nitrato de prata para tornar o papel mais sensível ao registo de imagens, através do contacto entre o negativo e o papel", explicou.

Estas provas fotográficas do `Álbum Setubalense´ foram, "seguramente, das primeiras fotografias efetuadas em Portugal, com o intuito de registar a topografia das cidades, como refere António Sena, autor da História da Imagem Fotográfica em Portugal 1839/1997", acrescentou.

O `Álbum Setubalense´, propriedade de um particular, permitiu complementar a documentação fotográfica sobre Anthero de Seabra, que já se sabia ter fotografado outras cidades, como Viana do Castelo, Guimarães, Braga, Porto, Coimbra e Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório