Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

'Artista Chinelo'. Jhon Douglas revela "à vontade lindo" em novo EP

O novo projeto será lançado em concerto no dia 4 de abril, no B.Leza Clube, em Lisboa.

'Artista Chinelo'. Jhon Douglas revela "à vontade lindo" em novo EP
Notícias ao Minuto

16:59 - 01/04/24 por Notícias ao Minuto

Cultura Música

O cantor, compositor, artista plástico e criador visual Jhon Douglas, do duo Arapuca Gongon, está a lançar o segundo EP em nome próprio, intitulado 'Artista Chinelo', com apresentação do autor Gonçalo M. Tavares. O novo projeto será lançado em concerto no dia 4 de abril, no B.Leza Clube, em Lisboa.

"O chinelo é uma forma rápida de dizer que Jhon nos recebe, nestas músicas, na sua casa mais casa, na sua arte, de forma nada hirta, nada eu-sou-não-sei-quê. Recebe-nos, sim, com esse à vontade lindo, de chinelo ou descalço, recebe-nos nessa música que convida ouvintes atentos a tirarem também botas e sapatos. E sim, ouvir Jhon Douglas, o seu humor, a sua diversão séria, com a sua voz brilhante, com um toque irónico de quem sabe muito, de quem lava utopias diariamente como quem lava pratos que pareciam bem limpos de manhã, mas afinal estão cheios de vestígios de uma realidade que é dura", escreveu Gonçalo M. Tavares, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Segundo o autor, Jhon Douglas "costuma criar personagens durante o seu processo criativo, principalmente, o musical". "Em 'Artista Chinelo' não é diferente, e Jhon Douglas acaba por construir, ao longo de cinco músicas, uma crítica ao próprio umbigo e à classe artística", destacou ainda.

As cinco canções inéditas deste segundo EP, em nome próprio de Jhon Douglas, "convergem para a proposta de desmistificar a figura de quem dedica a vida à arte", frisou.

Já a respeito do concerto no B.Leza, Jhon Douglas – que fez de Lisboa lar, mas é natural de Rondônia, na Amazónia brasileira – antecipa que haverá momentos mais sentimentais, com letras mais profundas, mas também as novas, que "palavra a palavra, tentam criar esse personagem ácido, bem-humorado e meio maluco, provocando diretamente a classe artística e excluindo o glamour do processo criativo", lê-se na nota.

De recordar que, em 2019, o músico lançou o primeiro EP, 'MATO', ao qual se seguiu o primeiro álbum de estúdio do projeto 'JungleBoys & Maritacas'.

Jhon Douglas já passou por diversas casas de concertos e festivais, nomeadamente o Festival Iminente, Festival Musibéria, Festival Nascentes, Festival da Diversidade, Teatro São Luiz, Clube B.Leza, Music Box.

Leia Também: Enrique: "Mbappé chateado? É sempre a mesma música, todas as semanas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório