Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Prémio literário Booker desvenda 13 nomeados para edição de 2023

Treze livros foram nomeados para a edição deste ano do prémio literário Booker, com 10 nomes a serem indicados para o galardão britânico pela primeira vez, anunciou hoje a organização.

Prémio literário Booker desvenda 13 nomeados para edição de 2023
Notícias ao Minuto

12:02 - 01/08/23 por Lusa

Cultura Livros

As obras nomeadas, que devem ser escritas em inglês e publicadas no Reino Unido e Irlanda, são 'A Spell of Good Things', da nigeriana Aybámi Adébáy, 'Old God's Time, do irlandês Sebastian Barry, 'Study for Obedience', da canadiana Sarah Bernstein, 'If I Survive You', do norte-americano Jonathan Escoffery, 'How to Build a Boat', da irlandesa Elaine Feeney, e 'This Other Eden', do norte-americano Paul Harding.

Também nomeados foram nomeados os livros 'Pearl', da britânica Siân Hughes, 'All the Little Bird-Hearts', da conterrânea Viktoria Lloyd-Barlow, 'Prophet Song', do irlandês Paul Lynch, 'In Ascension', do escocês Martin McInnes, 'Western Lane', da também britânica Chetna Maroo, 'The Bee Sting', do irlandês Paul Murray, e 'The House of Doors', do malaio Tan Twan Eng, que assim viu os seus três livros nomeados para o Booker.

De acordo com o comunicado da organização, há quatro livros de estreia na lista de nomeados: os assinados por Jonathan Escoffery, Siân Hughes, Viktoria Lloyd-Barlow e Chetna Maroo.

Por outro lado, Sebastian Barry "junta-se a um grupo seleto de 10 outros escritores que foram nomeados para o Booker pelo menos cinco vezes.

A seleção dos 13 nomeados foi feita a partir de 163 livros publicados entre 01 de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023 no Reino Unido e na Irlanda.

De acordo a organização, a lista de finalistas vai ser anunciada no dia 21 de setembro e o vencedor vai ser conhecido no dia 26 de novembro, numa cerimónia em Londres. O autor da obra distinguida com o prémio recebe 50 mil libras (58,5 mil euros).

"A lista é definida pela sua frescura - pela irreverência das novas vozes, pela iconoclastia das vozes estabelecidas. Todos os 13 romances iluminam o que significa existir no nosso tempo e fazem-no de maneiras originais e entusiasmantes. A sua amplitude é vasta, quer em assunto quer em forma: chocaram-nos, fizeram-nos rir, encheram-nos de angústia, mas acima de tudo ficaram connosco. Esta é uma lista para entusiasmar, desafiar, encantar, uma lista para deslumbrar", afirmou, citada no comunicado, a presidente do júri, a escritora canadiana Esi Edugyan.

O restante painel de jurados foi composto pela atriz Adjoa Andoh, pela poeta e editora Mary Jean Chan, pelo autor e professor James Shapiro e pelo ator e escritor Robert Webb.

Nenhum dos livros nomeados está traduzido para português e apenas alguns autores têm obras editadas no mercado nacional, como Sebastian Barry ou Ay`bámi Adébáy`.

Leia Também: BD e ilustração. Cerca de 50 livros portugueses terão edição estrangeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório