Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Festival Beira Rio envolve 800 intérpretes em espetáculos em Leiria

Mais de 800 intérpretes participam no Festival Beira Rio, em Leiria, no sábado e domingo, numa iniciativa que mobiliza alunos e professores de música e dança do Orfeão de Leiria.

Festival Beira Rio envolve 800 intérpretes em espetáculos em Leiria
Notícias ao Minuto

11:24 - 30/05/23 por Lusa

Cultura Orfeão

Todas as valências do conservatório de artes se exibem neste festival, cuja sétima edição, hoje apresentada, volta a promover o encontro entre a comunidade do Orfeão e o público, procurando, através da proximidade ao rio Lis, alertar para a necessidade de proteção dos recursos naturais e do meio ambiente.

O festival serve para levar fora de portas toda a atividade que o Orfeão de Leiria promove durante o ano letivo, explicou hoje o diretor pedagógico da instituição.

"É vir para a rua, sair da sala de espetáculos e mostrar que o Orfeão de Leiria tem uma nova vida, que não é elitismo nem acontece apenas na sala de concertos. Não queremos ter esse rótulo", afirmou Mário Teixeira em conferência de imprensa.

A previsão de chuva para o fim de semana obrigou já, contudo, a alterar o plano previsto, que compreendia diversas atuações ao ar livre, num dos jardins da cidade.

A maratona de mais de 50 concertos e recitais previstos vai, por isso, repartir-se pelo Museu de Leiria, Moinho do Papel, Igreja de Santo Agostinho, Teatro José Lúcio da Silva e pelas instalações do Orfeão de Leiria.

Todas as classes de música e dança e também o Conservatório Sénior e o histórico Coro do Orfeão - que está na génese da fundação da instituição, há 77 anos - apresentam-se no Beira Rio, que conta com intérpretes dos três aos 86 anos.

Um dos principais destaques da programação será a estreia em versão integral do musical construído de raiz a partir do livro "Será o mar o meu lugar?", de Sarah Roberts.

Ao longo do ano letivo, alunos e professores do Orfeão de Leiria prepararam um espetáculo especial, com música original de Mário Nascimento, coreografia de Luís Sousa e letra de Maria Helena Vieira.

O resultado, em forma de concerto didático, sobe ao palco do Teatro José Lúcio da Silva no sábado, com narração de Nádia Gomes, e interpretação pela camerata, coro infantil e Núcleo Coreógrafico do Orfeão de Leiria.

A partir do Beira Rio, o espetáculo que procura passar "uma mensagem sobre a boa utilização do plástico e da água" e que acontece com o apoio da Águas do Centro Litoral (AdCL), quer chegar a outros palcos.

"Temos como objetivo descentralizá-lo e levá-lo a outros públicos", explorando "a sua dimensão artística e pedagógica", sublinhou Mário Teixeira.

Com uma formação mais pequena, em formato de quinteto com voz, "Será o mar o meu lugar?" tem já datas marcadas para o dia 23 de junho em Ansião e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria.

A parceria entre o Orfeão de Leiria e a AdCL inclui ainda, no domingo, uma caminhada integrada no festival Beira Rio, que convida a conhecer a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) das Olhalvas, em Leiria, onde serão instalados dois hotéis de insetos.

O protocolo estabelecido entre o conservatório e a AdCL, também hoje apresentado, levará ainda, mais para o fim do ano, várias formações musicais do Orfeão a fazer mini-concertos em ETAR e Estações de Tratamento de Águas dos distritos de Coimbra e Aveiro.

Leia Também: Pianista José Eduardo Martins encerra carreira de 70 anos hoje em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório