Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Literatura. Estas são as novidades de maio que valem a pena ler

Estas são as sugestões do Notícias ao Minuto para o mês de maio.

Literatura. Estas são as novidades de maio que valem a pena ler
Notícias ao Minuto

23:58 - 17/05/23 por Marta Amorim

Cultura Literatura

Maio traz novidades no que à literatura diz respeito. Entre apostas nacionais e internacionais, estas são as sugestões do Notícias ao Minuto. 

'Lucy à beira-mar', de Elizabeth Strout

Penguin Random House

Quando o medo pandémico se apodera da cidade, Lucy Barton abandona Manhattan e muda-se com William, o seu ex-marido, para uma pequena cidade costeira no Maine. Nos meses que se seguem, os dois vivem numa casa perto do mar, experiência que vai revelar-se transformadora. Lucy e William voltam a ser os companheiros de há tantos anos — a diferença é que se encontram isolados do mundo em colapso, estando a sós com um complexo passado, com as suas memórias e com os seus desejos.

No cerne desta história estão os laços profundos que nos unem, mesmo quando separados: o vazio após a morte de alguém que amamos, ou o consolo de um antigo amor que afinal perdura.

Notícias ao Minuto © Penguin Random House  

'A Casa dos Galos', da ucraniana Victoria Belim

Porto Editora

Em 2014, os marcos da geografia pessoal de Victoria Belim sucumbem às mãos da Rússia. A sua cidade natal, Kyiv, é dominada por protestos e alvo de repressão violenta. A Crimeia, para onde Victoria fora mandada estudar a fim de evitar a radiação do desastre nuclear de Chernobyl, foi invadida. Kharkov, onde a sua avó Valentina estudou Economia e se apaixonou; Donetsk, onde o seu pai trabalhou; e Mariupol, onde ela e a mãe compraram uma cerejeira para plantar no jardim, tornaram-se campos de batalha.

Em plena guerra, e mesmo tendo-se naturalizado cidadã americana, Victoria Belim – então a viver em Bruxelas – regressa ao país de origem para conhecer mais profundamente as suas raízes e investigar o desaparecimento de um tio-avô durante a década de 1930. O que lhe aconteceu, por que motivo sabem tão pouco sobre ele e porque é que a avó, Valentina, a avisa de que nunca é boa ideia perturbar o silêncio do passado? 

'A Casa dos Galos' conta a história de uma família e do passado de um país, mas é, sobretudo, a narrativa lúcida do seu perigoso presente.

Notícias ao Minuto © Porto Editora  

'Eu, Marat: Ex-Comandante do grupo Wagner', de Marat Gabidullin

Casa das Letras

Marat Gabidullin é um ex-soldado do exército privado de Vladimir Putin. Entrou em 2015, e rapidamente atingiu a patente de comandante. Lutou em vários cenários de guerra, nomeadamente na Síria e no Donbass. A publicação do primeiro testemunho não anónimo do interior do Grupo, tem prefácio de José Milhazes. À venda a 30 de maio.

Notícias ao Minuto © Leya

'Leme', de Madalena Sá Fernandes

Penguin Random House

'Leme' é o relato da vivência de uma rapariga que assiste, durante anos, à erosão dos pilares que sustentam as ligações humanas: vê a mãe subjugada à violência do homem com quem mantém uma relação amorosa disfuncional; vive na pele a distorção dos papéis desempenhados por pais e filhos; alimenta-se da solidão para ultrapassar um quotidiano de medo e fúria; disputa um lugar só para si no meio do caos familiar; aprende a reconhecer o consolo das pequenas vitórias; e, por fim, reconstrói-se a si e às suas memórias.

Este é o livro de estreia de Madalena Sá Fernandes.

Notícias ao Minuto © Penguin Random House 

'Liderança', do Nobel da Paz, Henry Kissinger

Dom Quixote

O livro analisa as vidas de seis líderes à luz das estratégias políticas distintas que considera terem adotado. No pós-II Guerra Mundial, Konrad Adenauer recuperou a Alemanha derrotada e moralmente falida para a comunidade internacional através da "estratégia da humildade". Charles de Gaulle integrou a França nas potências aliadas vitoriosas e renovou a sua grandeza histórica com a "estratégia da vontade". Durante a Guerra Fria, Richard Nixon deu vantagem geoestratégica aos Estados Unidos, concebendo a "estratégia do equilíbrio". Após 25 anos de conflito, Anwar Sadate criou um cenário de paz para o Médio Oriente com a «estratégia de transcendência».

Contra todas as expetativas, Lee Kuan Yew criou uma poderosa cidade-Estado, Singapura, seguindo a "estratégia da excelência". Apesar do Reino Unido ser "o homem doente da Europa", quando chegou ao poder, Margaret Thatcher renovou a posição moral e internacional do país, seguindo a "estratégia da convicção". Em cada um destes estudos, Kissinger conjuga reflexão histórica, experiência pública e – porque conheceu cada um destes estadistas – memórias pessoais.

Henry Kissinger serviu no exército norte-americano durante a II Guerra Mundial e foi professor de História e de Política na Universidade de Harvard nos vinte anos subsequentes. Foi conselheiro de Segurança Nacional e secretário de Estado nas administrações de Richard Nixon e de Gerald Ford, e tem aconselhado desde então os presidentes dos Estados Unidos em matéria de política externa. Foi laureado com o prémio Nobel da Paz em 1973 e recebeu a Presidential Medal of Freedom, a Medal of Liberty e outras distinções.

O livro é editado a 23 de maio. 

Notícias ao Minuto © Dom Quixote  

 'Uma valsa com a Morte', de João Tordo

 Companhia das Letras

'Uma valsa com a Morte' reúne um conjunto de textos sobre a música e a ligação de João Tordo à literatura, mas também, ou sobretudo, sobre a sua relação com a espiritualidade e a Morte.

"Depois de o Manual de Sobrevivência de um Escritor ter encontrado um público inesperado, percebi que havia alguns temas sobre os quais ainda me apetecia escrever, mas que não 'cabiam' num livro dedicado ao meu ofício. Ao longo dos últimos três anos, fui ocupando o tempo entre romances a escrever sobre esses temas em falta: a música e a sua relação com a literatura, o belo, a criatividade e a criação, a espiritualidade antiga e moderna, a melancolia, o medo que nos habita e o encontro inusitado com a alegria, a comunhão, e até o divino. Faltava-me, porém, um fio condutor. Ele surgiu no final de 2022, quando uma morte na família lançou a pergunta fundamental: que fazer da vida, quando a presença sombria, intangível e por vezes cómica da Morte nas nossas vidas é um facto incontornável? Este conjunto de textos interligados é a minha tentativa de dar resposta a essa pergunta pelo sentido da existência", afirma o autor. 

Notícias ao Minuto © Companhia das Letras  

Leia Também: 'Amor é amor'. Eis 8 livros sobre sexualidade e identidade para (re)ler

Recomendados para si

;
Campo obrigatório