Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Paredes de Coura acolhe 'Encontro Mutante' de 14 a 16 deste mês

O potencial da arte e da cultura na promoção social, da emancipação e do exercício da cidadania vão estar em debate de 14 a 16 de abril no 'Encontro Mutante', no Centro Cultural de Paredes de Coura.

Paredes de Coura acolhe 'Encontro Mutante' de 14 a 16 deste mês
Notícias ao Minuto

14:05 - 03/04/23 por Lusa

Cultura Paredes de Coura

De acordo com comunicado das Comédias do Minho, promotora do encontro, o objetivo é refletir "sobre a relação entre a cultura e a arte", num momento direcionado para "professores, mediadores, artistas, estudantes, programadores culturais, assistentes sociais e outras pessoas interessadas em refletir sobre os temas propostos".

O 'Encontro Mutante' representa o culminar do projeto 'Mutantes', que as Comédias do Minho realizaram entre 2021 e 2023 nos 10 municípios do Alto Minho - Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira -, para "potenciar a inclusão social de adolescentes através da arte e da cultura".

Pensado numa perspetiva "sistémica", segundo as Comédias do Minho, o projeto contemplou a realização de 80 oficinas de dança, música e teatro, com diferentes durações e formatos, concebidas e orientadas por artistas-educadores.

"O Encontro constitui um ponto de chegada e um ponto de partida. Visa convocar olhares internos e externos ao Projeto Mutantes para refletir sobre o que foi alcançado, o que ficou por concretizar e os horizontes que se abriram", indicaram as Comédias do Minho em comunicado.

Ao longo dos três dias, vão ser apresentados filmes e ter lugar conversas como a que vai abrir o programa, subordinada aos temas 'Escutar para despertar', com o escultor Pedro Cabrita Reis e a diretora do Atelier-Museu Júlio Pomar, Sara Antónia Matos, com moderação de Carlota Quintão e Magda Henriques.

A noite do primeiro dia é dedicada à exibição do filme 'Contra-bando' (2010), de Olga Ramos, que transpôs para cinema um espetáculo de teatro e dança apresentado em casas de aldeias do Minho que reuniu artistas, habitantes locais e animais.

Um exercício performativo e uma conversa com adolescentes, com a artista Joana Castro, moderado por Manuel Jacinto Sarmento, e uma mesa-redonda subordinada ao tema 'Pensar para qualificar', com representantes dos 10 municípios do Alto Minho, moderada pelo especialista em turismo Rafael Vale Machado e pela diretora executiva da associação Acesso Cultura, Maria Vlachou, constam do terceiro dia do encontro.

No último dia, a antropóloga Teresa Fradique fará uma síntese do encontro, que será encerrado pela diretora artística das Comédias do Minho, Magda Henriques, e pela socióloga Luísa Veloso.

Com entrada livre e inscrições através do 'site' das Comédias do Minho, a associação teatral apela ao público para que participe nesta reflexão com artistas, curadores, educadores, mediadores, políticos, investigadores e adolescentes participantes do projeto "Mutantes".

Leia Também: ARCOlisboa regressa com 84 galerias para maior edição de sempre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório