Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Dune vence a noite, O Poder do Cão perde e CODA surpreende

Recorde AO MINUTO todas as novidades da cerimónia de entrega dos Óscares.

AO MINUTO: Dune vence a noite, O Poder do Cão perde e CODA surpreende
Notícias ao Minuto

23:46 - 27/03/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Óscares 2022

Decorreu, durante a madrugada desta segunda-feira, a 94.ª edição da entrega dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, os conhecidos ‘Óscares’. A cerimónia realizou-se no tradicional Dolby Theatre, na Califórnia, Estados Unidos.

O grande derrotado da noite foi ‘The Power of the Dog’ - ‘O Poder do Cão’, que liderava a corrida com 12 nomeações e acabou por levar para casa apenas um Óscar: o de Melhor Realização, para Jane Campion.

‘Dune’ era o segundo filme mais nomeado e foi o vencedor da noite ao conquistar seis das dez categorias a que estava indicado. A maioria dos Óscares que venceu está relacionada com a parte técnica e foram anunciados ainda antes de a cerimónia começar.

Já no final da cerimónia, ‘CODA’ afirmou-se como a grande surpresa desta edição: venceu três dos mais importantes prémios da noite: Melhor Filme, Melhor Ator Secundário e Melhor Argumento Adaptado.

O designer luso-canadiano Luís Sequeira concorria, pela segunda vez, ao Óscar de ‘Melhor Guarda Roupa’  pelo filme 'Nightmare Alley - Beco das Almas Perdidas', do mexicano Guillermo del Toro, mas perdeu para Jenny Beaven em 'Cruella'.

Cinema à parte, a noite fica também marcada por uma alegada agressão de Will Smith a Chris Rock, motivada por uma piada sobre uma doença da sua mulher, Jada Pinkett Smith, e por um minuto de silêncio em apoio às vítimas da guerra na Ucrânia.

Acompanhe aqui AO MINUTO todas as novidades da cerimónia de entrega dos Óscares:

06h40 - Bom dia! Terminamos aqui o acompanhamento AO MINUTO da noite mais importante da Sétima Arte. Obrigado por nos ter acompanhado. 

06h32 - Em 'Duna', "o objetivo era redefinir o som da ficção científica"

O filme de Denis Villeneuve, "Duna", foi um dos grandes vencedores da noite dos Óscares, levando para casa seis estatuetas em categorias técnicas que distinguiram desde o som à banda sonora, edição e efeitos visuais.

06h30Academia já reagiu ao momento de violência entre Will Smith e Chris Rock

A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas já reagiu à agressão de Will Smith a Chris Rock. “A Academia não tolera qualquer forma de violência”, começou por afirmar na rede social Twitter.

“Hoje à noite temos o prazer de celebrar os nossos vencedores da 94.ª edição dos Óscares, que merecem este momento de reconhecimento dos seus colegas e amantes do cinema de todo o mundo”, acrescentou.

06h28 - Polícia a par do incidente entre Smith e Rock. Críticas começam a surgir

A Polícia de Los Angeles confirmou que Chris Rock não quis apresentar queixa contra Will Smith, após o momento de alegada violência no palco dos Óscares.

06h22 - Smith e Rock. Momento que ofuscou todos os outros... já chegou às bancas

O caso promete dar ainda muito que falar. Até porque já chegou... às bancas. O jornal The New York Post faz manchete com o incidente titulando: "Finally, Oscars were a smash hit' - 'Finalmente, os Óscares foram um grande sucesso', em português - um trocadilho com a palavra 'hit' que, em inglês, significa 'bater'. 

05h40 - 'Dune' vence seis das dez categorias a que estava nomeado

O filme ‘Dune’, do realizador Denis Villeneuve, foi o grande vencedor da 94.ª cerimónia de entrega dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, ao conquistar o maior número de Óscares. No total, a adaptação para o grande ecrã do bestseller homónimo de Frank Herbert, venceu seis das dez categorias a que estava nomeado.

05h20 - "Os ouvintes negligenciaram os surdos e alhearam-se da cultura surda"
 
Troy Kotsur, que fez história esta madrugada ao ser o primeiro homem surdo a vencer o Óscar de Melhor Ator Secundário, disse que a comunidade surda tem histórias ricas para contar que não devem ser ignoradas

04h41 - Terminou mais uma entrega dos prémios Óscar. Veja todos os vencedores:

Melhor Filme: 'CODA'

Melhor Atriz: Jessica Chastain em 'The Eyes of Tammy Faye'

Melhor Ator: Will Smith em 'King Richard'

Melhor Realização: Jane Campion com 'O Poder do Cão'

Melhor Canção Original: Billie Eilish e FINNEAS com 'No Time to Die'

Melhor Documentário: 'Summer of Soul (Or, When The Revolution Could Not Be Televised)' 

Melhor Argumento Adaptado: 'CODA'

Melhor Argumento Original: 'Belfast'

Melhor Guarda Roupa: Jenny Beaven em 'Cruella'

Melhor Filme Internacional: 'Drive My Car'

Melhor Ator Secundário: Troy Kotsur em 'CODA'

Melhor Filme de Animação: 'Encanto'

Melhores Efeitos Visuais: 'Dune'

Melhor Fotografia: 'Dune'

Melhor Atriz Secundária: Ariana DeBose em 'West Side Story'

Melhor Caracterização: 'The Eyes of Tammy Faye'

Melhor Design de Produção: 'Dune'

Melhor Montagem: 'Dune'

Melhor Banda Sonora: 'Dune'

Melhor Curta Metragem: 'The Long Goodbye'

Melhor Curta de Animação: 'The Windshield Wiper'

Melhor Curta Documental: ‘The Queen of Basketball’ 

Melhor Som: Dune

04h34 - 'CODA' vence Melhor Filme

O filme 'CODA' foi a surpresa da noite e acaba de vencer o Óscar de Melhor Filme. No total, arrecadou três prémios.

De fora ficaram: 'Belfast', 'Don’t Look Up', 'Drive My Car', 'Dune', 'King Richard', 'Licorice Pizza', 'Nightmare Alley', 'The Power of the Dog' e 'West Side Story'

04h27 - Jessica Chastain vence Melhor Atriz

A atriz Jessica Chastain acaba de vencer o Óscar de Melhor Atriz pela sua interpretação no filme 'The Eyes of Tammy Faye'. Tal como Will Smith, esta foi a terceira nomeação da atriz, mas a primeira vez que conseguiu conquistar o prémio.

Estavam também nomeadas as atrizes Olivia Colman em 'The Lost Daughter', Penélope Cruz em 'Parallel Mothers', Nicole Kidman em 'Being the Ricardos' e Kristen Stewart em 'Spencer'.

04h20Will Smith recebe prémio em lágrimas 

Will Smith recebeu o prémio de Melhor Ator em lágrimas. No seu discurso de vitória, pelo papel que interpretou em ‘King Richard’, um filme sobre a vida do pai das atletas Venus e Serena Williams, o ator sublinha que “Richard Williams era um feroz defensor da sua família”.

Minutos após estar envolvido numa polémica, em que terá agredido Chris Rock por causa de uma piada sobre uma doença da sua mulher, Will Smith sublinha que "o amor faz-nos fazer coisas doidas".

“Obrigado por esta honra, obrigado por este momento. Espero que a academia me volte a convidar", terminou.

04h10 - Will Smith vence Melhor Ator 

À terceira é de vez: Will Smith venceu o Óscar de Melhor Ator pela sua interpretação no filme 'King Richard'. 

Estavam também nomeados os atores: Javier Bardem em 'Being the Ricardos', Benedict Cumberbatch em 'The Power of the Dog', Andrew Garfield em 'tick, tick… BOOM!' e Denzel Washington em 'The Tragedy of Macbeth'.

04h00 - Jane Campion vence Melhor Realização com 'O Poder do Cão'

A realizadora Jane Campion venceu a categoria de Melhor Realização, com o filme 'O Poder do Cão'. 

Na lista estavam: Kenneth Branagh com 'Belfast', Paul Thomas Anderson com 'Licorice Pizza', Ryûsuke Hamaguchi com 'Drive My Car' e Steven Spielberg com 'West Side Story'.

03h54 - 'No Time to Die' vence Melhor Canção Original

A cantora Billie Eilish e o irmão FINNEAS acabam de vencer o Óscar de Melhor Canção Original, com o tema 'No Time to Die', que integra o filme 'No Time do Die' da saga 007. É a primeira estatueta dourada que a jovem de 20 anos conquista.

Na corrida estavam também as canções 'Be Alive' de 'King Richard', 'Dos Oruguitas' de 'Encanto', 'Down to Joy' de 'Belfast' e 'Somehow You Do' de 'Four Good Days'.

03h37 - Will Smith e Chris Rock desentenderam-se em direto por causa de piada?

Foi um momento inédito e está a dividir todos aqueles que estão a acompanhar a cerimónia dos Óscares em direto. Will Smith agrediu mesmo Chris Rock por causa de uma piada sobre a sua mulher, Jada Pinkett Smith? Em causa está o facto de o comediante referir a "cabeça careca" da atriz, que sofre de alopécia.

Após se dirigir ao palco para confrontar Chris Rock, Will Smith gritou: "Mantém o nome da minha mulher longe da porra da tua boca".

03h29 - 'Summer of Soul (Or, When The Revolution Could Not Be Televised)' vence Melhor Documentário

'Summer of Soul (Or, When The Revolution Could Not Be Televised)' venceu a categoria de Melhor Documentário

Estavam também nomeados 'Attica', 'Flee' e 'Writing with Fire'.

03h17 - Billie Eilish canta ‘No Time to Die’, nomeada para ‘Melhor Canção Original’

A cantora Billie Eilish, com o irmão FINNEAS ao piano, interpreta ‘No Time to Die’ na cerimónia. O tema está nomeado para ‘Melhor Canção Original’ e faz parte do filme ‘007 - No Time to Die’.

03h05 - 'CODA' vence Melhor Argumento Adaptado

O filme 'CODA' acaba de vencer o segundo Óscar da noite: o de Melhor Argumento Adaptado. Há minutos, ator Troy Kotsur venceu a categoria de Melhor Ator Secundário, pela sua interpretação no filme, e fez história ao tornar-se o primeiro ator surdo a vencer esta categoria..

Entre os nomeados a Melhor Argumento Adaptado estavam também 'Drive My Car', 'Dune', 'The Lost Daughter' e 'The Power of the Dog'.

03h00 - 'Belfast' vence Melhor Argumento Original

O filme Belfast venceu a categoria de Melhor Argumento Original. É o primeiro Óscar que vence esta noite, mas está nomeado para sete categorias.

Na corrida estavam: 'Don’t Look Up', 'King Richard', 'Licorice Pizza' e 'The Worst Person in the World'.

02h50 - De roupão no bar de um hotel. Foi assim que Hans Zimmer recebeu o seu Óscar

O compositor alemão, Hans Zimmer, venceu hoje o Óscar de Melhor Banda Sonora pelo filme ‘Dune’. Na rede social Twitter, o compositor contou que recebeu a estatueta às 2h da manhã num hotel de Amesterdão, nos Países Baixos. 

“São 2h em Amesterdão, e a minha filha Zoë acordou-me para ir ao bar do hotel. Uau!!”, escreveu na descrição de uma fotografia onde exibe o seu segundo Óscar.

02h45 - 'Cruella' vence Melhor Guarda Roupa

Jenny Beaven acaba de vencer a categoria de Melhor Guarda Roupa pelo filme 'Cruella'. Estavam também nomeados: 'Cyrano', 'Dune', 'Nightmare Alley' e 'West Side Story'.

O designer luso-canadiano Luís Sequeira estava na corrida pelo filme 'Nightmare Alley', do mexicano Guillermo del Toro.

02h35 - Hollywood cumpre minuto de silêncio pelas vítimas da guerra na Ucrânia

O Dolby Theatre cumpriu um minuto de silêncio pelas vítimas da guerra na Ucrânia, naquela que foi a primeira referência ao conflito durante a 94.ª edição da entrega dos prémios da Academia.

“Enquanto os filmes são importantes para expressarmos o nosso humanismo em tempos de conflito, a realidade é que milhões de famílias na Ucrânia precisam de comida, cuidados médicos, água potável e serviços de emergência”, lia-se numa mensagem transmitida. “Gostaríamos de um momento de silêncio para mostrar o nosso apoio ao povo da Ucrânia”.

02h31 - 'Drive My Car' vence Melhor Filme Internacional

O filme japonês 'Drive My Car' é o vencedor da categoria de Melhor Filme Internacional

Na corrida estavam também o dinamarquês ‘Flee’, o italiano ‘The Hand of God’, o butanense ‘Lunana: A Yak in the Classroom’  e o norueguês ‘The Worst Person in the World’.

02h20 - Troy Kotsur vence Melhor Ator Secundário

O ator Troy Kotsur acaba de vencer a categoria de Melhor Ator Secundário, pela sua interpretação em 'CODA'. Esta é a primeira vez que um ator surdo vence o Óscar de Melhor Ator Secundário e o anúncio foi feito em linguagem gestual pela atriz sul-coreana Yuh-jung Youn.

Na corrida estavam: Ciarán Hinds por 'Belfast', Jesse Plemons por ‘The Power of the Dog’, JK Simmons por 'Being the Ricardos' e Kodi Smit-McPhee também por 'The Power of the Dog'.

02h12 - As imagens e os (grandes) vencedores da noite dos Óscares

É assim que está a ser a cerimónia dos Óscares. Acompanhe em imagens

02h02 - 'Encanto' vence Melhor Filme de Animação

O filme 'Encanto' venceu o prémio de Melhor Filme de Animação. Estavam também nomeados: 'Flee', 'Luca', 'The Mitchells vs the Machines' e 'Raya and the Last Dragon'.

02h00 - Sebastián Yatra interpreta 'Dos Oruguitas'

O cantor colombiano Sebastián Yatra está a interpretar o tema 'Dos Oruguitas', que está nomeado na categoria de 'Melhor Canção Original' e faz parte do filme 'Encanto'.

01h46 - 'Dune' vence Melhores Efeitos Visuais

O filme 'Dune' venceu mais um Óscar - o de Melhores Efeitos Visuais - e começa a assumir-se como um dos vencedores da noite. Já conquistou seis das dez categorias em que estava nomeado.

Na mesma categoria, estavam também nomeados  'Free Guy', 'No Time to Die', 'Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings' e 'Spider-Man: No Way Home'.

01h35 - 'Dune' vence Melhor Fotografia

'Dune' venceu a categoria de Melhor Fotografia. O filme, o segundo mais nomeado da noite, já conquistou cinco das dez categorias a que está indicado.

Na corrida estavam 'Nightmare Alley', 'The Power of the Dog', 'The Tragedy of Macbeth' e 'West Side Story'. 

01h30 - “Os sonhos tornam-se realidade”

A atriz Ariana DeBose, que acabou de vencer o seu primeiro Óscar pela sua interpretação em ‘West Side Story’, afirmou, no seu discurso de vitória, “mesmo neste mundo cansado em que vivemos, os sonhos tornam-se realidade”.

A atriz, de 31 anos, agradeceu ao realizador do filme, Steven Spielberg. “Agora estás preso comigo”, brincou.

01h25 - 'Dune' arrecada quatro Óscares anunciados antes do início da cerimónia
 
O filme "Dune" conquistou quatro Óscares, dos oito anunciados antes do início da cerimónia, incluíndo Melhor Som, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte.

01h22 - Ariana DeBose vence categoria de Melhor Atriz Secundária

Ariana DeBose acaba de vencer a categoria de Melhor Atriz Secundária pela interpretação em West Side Story. Este foi a primeira nomeação da atriz.

Estavam também nomeadas Jessie Buckley por 'The Lost Daughter',  Kirsten Dunst por 'The Power of the Dog' e Aunjanue Ellis por 'King Richard'.

01h10 - Começam as piadas em Hollywood

“Este ano, a Academia meteu três mulheres a apresentar porque é mais barato do que contratar um homem”, ironizou Amy Schumer, uma das três apresentadoras desta noite.

Notícias ao Minuto As três apresentadoras da noite dos Óscares© Getty Images

01h00 - Arranca a cerimónia dos Óscares

A cerimónia da 94.ª edição da entrega dos prémios da Academia acabou de começar. A cerimónia arranca com a cantora Beyoncé a interpretar 'Be Alive', que faz parte da banda sonora do filme 'King Richard'.

00h55 - Óscares sem Zelensky? Sean Penn ameaça derreter estatuetas "em público"

Sean Penn esteve em Kyiv, na Ucrânia, a acompanhar ao detalhe o ataque da Rússia ao país de Volodymyr Zelensky, no início da invasão, a filmar um documentário em parceria com a revista VICE. Agora, em declarações à CNN, fez questão de afirmar que, se se confirmar que a cerimónia dos Óscares desta madrugada não irá contemplar uma intervenção do presidente ucraniano, derreterá "em público" os Óscares que venceu.

00h45 - ‘The Eyes of Tammy Faye’ vence Melhor Caracterização

O filme ‘The Eyes of Tammy Faye’ acaba de vencer a categoria Melhor Caracterização e está terminada a entrega das oito categorias que não serão transmitidas em direto.

Concorriam também: 'Coming 2 America', 'Cruella', 'Dune' e 'House of Gucci'.

00h40‘Dune’ vence Melhor Design de Produção

O filme ‘Dune’, de Denis Villeneuve, conquista o quarto prémio. Melhor Design de Produção junta-se a Melhor Montagem, Melhor Banda Sonora e Melhor.

A esta categoria concorriam também 'Nightmare Alley', 'The Power of the Dog', 'The Tragedy of Macbeth' e 'West Side Story'.

00h36 - Não há duas sem três. ‘Dune’ vence o terceiro Óscar da noite

O filme ‘Dune’ já conquistou três das dez categorias em que está nomeado. Depois de Melhor Som e Melhor Banda Sonora, vence Melhor Montagem.

Estavam também nomeados 'Don’t Look Up', ‘King Richard’, 'The Power of the Dog' e 'tick, tick... BOOM!'.

00h35 - ‘Dune’ vence mais um Óscar

Depois de vencer a categoria de Melhor Som, ‘Dune’ vence ‘Melhor Banda Sonora’, cujo compositor é Hans Zimmer.

De fora ficaram: 'Don’t Look Up', 'Encanto', 'Parallel Mothers' e 'The Power of the Dog'.

00h30 - ‘The Long Goodbye’ vence Melhor Curta Metragem

‘The Long Goodbye’ acaba de vencer a categoria de Melhor Curta Metragem. De fora ficaram: 'Ala Kachuu – Take and Run', 'The Dress', 'On My Mind' e 'Please Hold'.

Já foram anunciadas quatro das oito categorias que não serão transmitidas em direto.

00h25 - Melhor Curta de Animação vai para 'The Windshield Wiper'

‘The Windshield Wiper’ é a curta-metragem que leva para casa o título de ‘Melhor Curta de Animação’. Estavam também nomeadas:'Affairs of the Art', 'Bestia', 'Boxballet' e 'Robin Robin'.

00h21 - ‘The Queen of Basketball’ vence Melhor Curta Documental

A curta-metragem ‘The Queen of Basketball’ acaba de vencer a categoria Melhor Curta Documental. Na corrida estavam também: ‘Audible’, ‘Lead Me Home’, ‘Three Songs For Benazir’ e ‘When We Were Bullies’.

00h15 - E o primeiro Óscar vai para… ‘Dune’

O filme ‘Dune’ acaba de vencer o primeiro Óscar da noite: Melhor Som. Esta é uma das oito categorias atribuídas antes do início da transmissão em directo do evento. 

De fora ficaram 'Belfast', 'No Time to Die', 'The Power of the Dog' e'West Side Story'.

00h05 - Jamie Lee Curtis mostra-se “solidária” com os “refugiados”

Jamie Lee Curtis também utilizou a passadeira vermelha da cerimónia para fazer uma declaração política. Com um vestido com lantejoulas azul-marinho, a atriz utilizou um acessório simbólico: uma fita azul clara onde se lia “com os refugiados”.

“É uma maneira de se solidarizar com as pessoas que estão deslocadas em todo o mundo neste momento”, disse aos jornalistas.

00h00 - Jason Momoa mostra apoio à Ucrânia

O ator Jason Momoa foi das primeiras celebridades a mostrar o seu apoio à Ucrânia na passadeira vermelha da cerimónia dos Óscares. Momoa, que irá apresentar uma das categorias, fez questão de utilizar lenço de bolso azul e amarelo - as cores do país invadido pela Rússia. 

23h55 - As surpresas e o que já sabemos. Como vai ser a cerimónia dos Óscares?

Esta madrugada, as portas do Dolby Theatre, na Califórnia, Estados Unidos, abrir-se-ão para uma nova edição (a 94.ª) da entrega das estatuetas mais cobiçadas de Hollywood. A primeira novidade na emissão será a presença de um apresentador pela primeira vez desde 2018. Na verdade, são três e são mulheres: Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes.

23h31 - Sem ideias para animar a noite? A Academia sugere-lhe... um bingo

Se pretende acompanhar a cerimónia dos Óscares mas (sejamos sinceros) nem todas as categorias são do seu mais profundo interesse... a Academia encontrou-lhe a solução para se manter animado durante toda a madrugada: um bingo com previsões um pouco diferentes. 

23h30 - Ainda vai a tempo de fazer as apostas! Recorde os nomeados aos Óscares

O filme 'The Power of the Dog' - "O Poder do Cão" lidera a corrida aos prémios com 12 nomeações e Jane Campion tornou-se a primeira mulher com duas nomeações na categoria de 'Melhor Realização'.

23h30 - Boa noite! Damos início a um acompanhamento AO MINUTO da noite mais importante da Sétima Arte: a entrega dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas.

Leia Também: As estrelas que surpreendentemente nunca ganharam um Óscar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório