Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

As surpresas e o que já sabemos. Como vai ser a cerimónia dos Óscares?

A 94.ª edição dos Óscares poderá ter alguns momentos inesperados. Estará a situação na Ucrânia na agenda?

As surpresas e o que já sabemos. Como vai ser a cerimónia dos Óscares?
Notícias ao Minuto

23:43 - 27/03/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Óscares

Esta madrugada, as portas do Dolby Theatre, na Califórnia, Estados Unidos, abrir-se-ão para uma nova edição (a 94.ª) da entrega das estatuetas mais cobiçadas de Hollywood.

A primeira novidade na emissão será a presença de um apresentador pela primeira vez desde 2018. Na verdade, são três e são mulheres: Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes.

Ainda sobre o 'poder feminino', esta será a edição em que Jane Campion se poderá tornar (apenas) na terceira mulher a vencer uma estatueta dourada como 'Melhor Realizador' - depois de Kathryn Bigelow e Chloe Zhao. Mas a história já está feita: Campion tornou-se na primeira mulher com duas nomeações nesta categoria. 

O filme 'The Power of the Dog' - "O Poder do Cão" lidera a corrida aos prémios com 12 nomeações - sendo um dos favoritos à grande vitória desta noite. 'Dune' foi o segundo filme mais nomeado e concorre a dez categorias. Seguem-se 'Belfast' e 'West Side Story', com sete nomeações cada. 

No que diz respeito aos portugueses, estaremos a torcer por uma vitória de Luís Sequeira. O 'designer' luso-canadiano está nomeado para o Óscar de Melhor Guarda-Roupa - a categoria na qual esteve indicado em 2018. Competirá numa categoria onde estão ainda os filmes 'Cruella', 'Cyrano', 'Dune' e 'West Side Story'.

Mas uma das grandes questões da cerimónia será perceber de que modo a guerra na Ucrânia será um tema. Irá o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky marcar presença via videochamada? Como irão as apresentadoras e/ou os vencedores endereçar a questão? 

Para já, o ator Jason Momoa, o eterno 'Aquaman', fez questão de usar um lenço de bolso azul e amarelo - as cores da Ucrânia, na passadeira vermelha.

Leia Também: Ainda vai a tempo de fazer as apostas! Recorde os nomeados aos Óscares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório