Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Christie's retira de venda quadro de Murillo por dúvidas sobre autoria

Uma reprodução da tela 'São Francisco Abraçando Cristo na Cruz', cuja pintura foi atribuída a Bartolomé Esteban Murillo, e avaliada em 1,5 milhões de euros foi na quinta-feira retirada de leilão pela Christie's, após surgirem dúvidas sobre a autoria.

Christie's retira de venda quadro de Murillo por dúvidas sobre autoria
Notícias ao Minuto

08:30 - 23/04/21 por Lusa

Cultura Arte

Representantes da Christie's confirmaram que a peça não foi vendida no leilão, como estava programado, mas escusaram-se a dar explicações sobre a decisão.

"Não fazemos declarações sobre esse assunto", disse o gabinete de comunicação da leiloeira.

Dias depois de ter sido anunciado que esta obra estava no catálogo de vendas de Velhos Mestres, o historiador de arte Pablo Hereza, especialista em obras de Murillo, questionou nas redes sociais a autoria da reprodução e expôs, lado a lado, uma foto do original e uma foto da peça que seria leiloada.

"Acho que nunca tinha feito declarações sobre uma venda em leilão, mas, neste momento, parece-me que o devo fazer por uma questão de honestidade profissional", afirmou.

A Christie's explicou, na altura em que anunciou o leilão, que a pintura era um "ricordo", ou seja, uma cópia da sua obra feita pelo próprio pintor, e que estava, "em condições fantásticas".

Segundo a empresa, a peça foi analisada pelo historiador de arte Enrique Valdivieso, que concluiu que se tratava de uma reprodução de excelente qualidade realizada por Murillo.

A obra está avaliada num intervalo entre 1,2 milhões e 1,8 milhões de dólares (entre um e cerca de 1,5 milhões de euros).

"Embora já conheçamos cópias das obras de Murillo, descobrir um duplicado do próprio autor, escondido numa coleção particular durante tanto tempo, é um achado maravilhoso", disse, na altura, o diretor de vendas dos Velhos Mestres da Christie's, Jonquil O'Reilly.

O representante da Christie's acrescentou que o quadro era muito especial, já que era possível observar, "nas radiografias, o 'pentimenti' [como são chamadas de pinceladas que foram escondidas sob modificações] e o artista a mudar de ideia, a rever e reposicionar elementos da sua composição".

'São Francisco Abraçando Cristo na Cruz' foi pintado por Murillo no âmbito de uma encomenda da Ordem dos Capuchinhos, em 1665, e acabou por formar uma série de oito quadros, transformando-se não só no mais ambicioso projeto do artista como também num dos grupos de obras mais importantes do século XVII em Espanha.

A série de pinturas foi dividida em 1835 e só há alguns anos, em 2017, foi reunida para uma exposição no Museu de Belas Artes de Sevilha.

Leia Também: Cópia de Murillo do seu próprio quadro de S. Francisco vai a leilão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório