Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Casa Fernando Pessoa assinala 27 anos com programação para três dias

Uma performance sobre o poder da palavra, uma oficina para crianças e adultos, uma visita a começar pelo fim e uma edição especial do programa de leituras ao telefone assinalam este mês os 27 anos da Casa Fernando Pessoa.

Casa Fernando Pessoa assinala 27 anos com programação para três dias
Notícias ao Minuto

15:25 - 24/11/20 por Lusa

Cultura Casa Fernando Pessoa

As iniciativas decorrem nos dias 27, 28 e 29 de novembro, mas é obrigatório fazer reserva, devido à limitação do espaço e às condições de segurança impostas pela situação de pandemia, anunciou hoje a Casa Fernando Pessoa, em comunicado.

Localizada na Rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique, Lisboa, a casa onde o poeta Fernando Pessoa morou nos últimos 15 anos de vida abriu as portas ao público a 30 de Novembro de 1993, o mesmo dia em que, 58 anos antes (em 1935), o escritor morrera.

Em março do ano passado, a Casa Fernando Pessoa encerrou para obras de remodelação e reabriu em agosto deste ano, "mais acessível". Anuncia agora uma programação que se estende pelos três dias que antecedem a data de aniversário, segunda-feira, 30 de novembro, dia em que a Casa estará fechada, acrescenta a nota.

Sexta-feira, dia 27, será um dia de entrada livre, a partir das 11:00, antecipando a performance "À MARGEM, dE umA cErtA mAnEira -- o canto do exílio", uma iniciativa da Andante -- Associação Artística, que terá início às 19:00 e um custo de oito euros.

Esta iniciativa dedicada ao poder da palavra, seja cantada, dita ou escrita, vai fazer-se ouvir no auditório da Casa Fernando Pessoa, através de poemas, versos, ditos ou cantados, lembrando o passado histórico e cultural português.

No dia seguinte, as portas abrem-se para uma Oficina para crianças (dos 8 aos 14 anos) e adultos, subordinada ao tema "Dr. Abílio Quaresma [personagem inventada por Pessoa] investiga...", que convida os participantes a vestirem a pele de detetives e a investigarem um desaparecimento na Casa Fernando Pessoa, mas que já está esgotada.

No domingo, dia 29 de novembro, haverá uma "Visita Orientada: Do fim para o princípio" a uma nova exposição que junta peças sobre um dos escritores mais conhecidos da literatura portuguesa.

"Elementos da equipa de mediação da Casa abrem portas e criam pontes para entrar no fascinante universo pessoano, e descobrir todos os nomes que Pessoa usou para assinar os seus textos, as figuras imaginárias que criou, os livros que leu e como era a vida nas casas, ruas e cafés de Lisboa nos primeiros anos do século XX", descreve o programa da iniciativa, que terá um custo de seis euros.

Esta visita orientada começa por uma "enigmática mensagem" escrita por Fernando Pessoa, a lápis, na véspera de morrer, frase esta que geralmente fecha a exposição.

Nos dias 28 e 29 haverá ainda um programa não presencial que se chama "Leituras ao Ouvido de fim de semana", e que consiste em chamadas telefónicas, com textos curtos e poemas. As inscrições são feitas de manhã, por 'email', Facebook ou Instagram, e os telefonemas decorrem da parte da tarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório