Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Património quer Quatro Casas de Siza Vieira como Monumento de Interesse

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) determinou a abertura do procedimento de classificação da edificação Quatro Casas, do arquiteto Álvaro Siza, em Matosinhos, como Monumento de Interesse Municipal, segundo anúncio hoje publicado em Diário da República (DR).

Património quer Quatro Casas de Siza Vieira como Monumento de Interesse
Notícias ao Minuto

14:12 - 23/11/20 por Lusa

Cultura Siza Vieira

No despacho, a DGPC refere que os elementos relevantes do processo (fundamentação, despacho, planta das Quatro Casas de Álvaro Siza) estão disponíveis na sua página e nas da Direção Regional de Cultura do Norte e Câmara Municipal de Matosinhos.

O projeto 'Quatro Casas em Matosinhos' foi edificado em 1957, na avenida D. Afonso Henriques, quando o arquiteto português ainda era estudante na Escola Superior de Belas Artes, no Porto, lê-se na página oficial da autarquia.

Atualmente, esta edificação -- que envolve duas habitações unifamiliares e duas geminadas - é privada e visitável apenas pelo exterior, realça.

Na altura, a obra "abriu lugar à polémica devido à sua audácia e características inovadoras para a época", sublinha.

Também em julho, esta autarquia do distrito do Porto tinha determinado a abertura deste processo de classificação.

No concelho de Matosinhos, o arquiteto premiado com um Pritzker (considerado o prémio Nobel da Arquitetura) assina ainda a Piscina da Quinta da Conceição (1958-1965), Piscina das Marés (1961-1966), Casa de Chá da Boa Nova (1958-1965) e Marginal de Leça da Palmeira (2006).

Leia Também: Relatório defende criação de Instituto de Museus, Palácios e Monumentos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório