Filmes de Portugal e Brasil finalistas do Festival de Curtas de Macau

Cinco filmes de Portugal e do Brasil integram as listas finalistas do Festival Internacional de Curtas de Macau, informou à Lusa a organização do evento, que decorre de 1 a 8 de dezembro.

Notícia

© iStock

Lusa
11/11/2020 06:24 ‧ 11/11/2020 por Lusa

Cultura

Festival Internacional de Curtas de Macau

 

O documentário e a ficção dos realizadores Tomás Barão da Cunha e Rodrigo Tavares, respetivamente, 'representam' Portugal na competição.

Guy Charnaux, Lucas H. Rossi Dos Santos, Henrique Amud, Giovanna Giovanini e Rodrigo Boecker são os 'representantes' brasileiros no evento.

O festival é organizado pelo Creative Macau - Centre For Creative Industries e Instituto dos Estudos Europeus de Macau, com o apoio do Governo local, realizado com produções locais e internacionais, centrando-se em duas competições: 'shorts' e 'volume', lançadas anualmente em março.

Este ano, dos 4.232 trabalhos recebidos, foram constituídas listas de finalistas que integram 132 filmes, que vão ser exibidos entre 2 e 7 de dezembro.

O primeiro filme (animação) luso do evento chama-se 'Noites em claro', de Guy Charnaux, natural do Rio de Janeiro, cujos filmes foram exibidos em 80 festivais em mais de 30 países.

Segue-se o documentário 'Egeu', que se centra no drama dos refugiados, do jovem lisboeta Tomás Barão da Cunha.

'Atordoado, permaneço alerta' é outros dos filmes brasileiros na competição, realizado por Lucas Rossi dos Santos e Henrique Amud, no qual se fala de direitos humanos, três décadas após o fim da ditadura militar no Brasil.

Giovanna Giovanini e Rodrigo Boecker assinam a dois 'Quem matou Chiquito Chaves?', uma viagem de 40 anos pela história do jornalismo brasileiro.

Finalmente, 'Desertor' é o filme português realizado por Rodrigo Tavares, natural de Brasília, diretor de fotografia e produtor, conhecido pelos filmes 'Transfugo' (2019), 'A discussão' (2008) e 'A margem' (2018).

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas