Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Oito temas competem hoje pelos últimos lugares na final do FC2020

Os restantes quatro temas finalistas do Festival da Canção 2020, cujo vencedor será o representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio na Holanda, são escolhidos hoje, na segunda semifinal do concurso.

Oito temas competem hoje pelos últimos lugares na final do FC2020
Notícias ao Minuto

11:30 - 29/02/20 por Lusa

Cultura Festival da Canção

Na segunda semifinal, que será transmitida hoje à noite em direto na RTP1, a partir dos estúdios de Lisboa, concorrem oito temas.

São eles, por ordem de apresentação: "Cegueira" (composto e interpretado por Dubio e +351), "Dói-me o país" (composto por António Avelar de Pinho e interpretado por Luiz Caracol e Gus Liberdade), "Cubismo enviesado" (Hélio Morais/Judas), "Diz só" (Dino D'Santiago/Kady), "Não voltes mais" (Elisa Rodrigues), "Quero-te abraçar" (Cláudio Frank), "Mais real que o amor" (Pedro Jóia/Tomás Luzia) e "Abensonhado" (Jimmy P).

Destas canções, serão escolhidas as quatro que faltam para a final, marcada para 07 de março, em Elvas, no Coliseu Comendador José Rondão de Almeida. A final é aberta ao público e os bilhetes já estão à venda.

Nas semifinais, o peso das votações é repartido entre os telespectadores e um júri cujos elementos foram escolhidos pela RTP e do qual fazem parte os cantores Anabela, Conan Osiris, Héber Marques, Miguel Ângelo, a 'rapper' Capicua, a radialista Isilda Sanches e o jornalista Rui Miguel Abreu.

Na primeira semifinal, que aconteceu a 22 de fevereiro, já tinham sido escolhidas para passar à final: "Passe-Partout" (Tiago Nacarato/Bárbara Tinoco), "Medo de Sentir" (Marta Carvalho/Elisa), "Gerbera Amarela do Sul" (Filipe Sambado) e "Movimento" (Throes+The Shine).

Dos 16 compositores participantes na edição deste ano do Festival da Canção, 14 foram convidados pela RTP e os outros dois escolhidos através de dois concursos: Cláudio Frank via o programa "Masterclass" da Antena 1, aberto a quem não tenha até aqui música editada, e Dubio feat. +351 "através de um concurso de livre submissão pública".

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

Os temas a concurso podem ser ouvidos no 'site' da RTP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório