Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Cinema de João César Monteiro recordado em Buenos Aires

O cinema do realizador português João César Monteiro vai ser recordado em Buenos Aires, por iniciativa da Embaixada de Portugal na capital argentina, e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, anunciou a representação portuguesa.

Cinema de João César Monteiro recordado em Buenos Aires
Notícias ao Minuto

10:10 - 22/06/19 por Lusa

Cultura Realizador

A iniciativa assinala a passagem de 30 anos sobre a estreia do filme 'Recordações da Casa Amarela', de João César Monteiro (1934-2003), e traduz-se na realização do III Curso de Cinema Português, que se centra na obra do cineasta.

O curso, organizado pelo diretor do Centro de Língua Portuguesa - Camões, em Buenos Aires, João Ribeirete, decorrerá nos próximos dias 2 a 16 de julho e prevê a exibição deste filme, que será discutido e confrontado com a derradeira obra do realizador, 'Vai e Vem', de 2003.

'Recordações da Casa Amarela', que o comunicado do Centro de Língua Portuguesa na capital argentina define como "uma comédia desconcertante", é a primeira obra da trilogia em que o autor interpreta o seu alter-ego, João de Deus, antecedendo 'A Comédia de Deus', de 1995, e 'As Bodas de Deus', de 1999.

Estreado em Portugal em outubro de 1989, 'Recordações da Casa Amarela' foi produzido por João Bénard da Costa e Joaquim Pinto.

Selecionado para o Festival de Veneza, nesse ano, conquistou o Leão de Prata, de melhor realização, e uma menção honrosa, da crítica internacional.

A realização de João César Monteiro e a sua interpretação foram igualmente distinguidas no Festival de Dunquerque.

Os cursos de cinema do Centro de Língua Portuguesa - Camões, em Buenos Aires, destinam-se a alunos e professores de português, com o objetivo de "promover a reflexão em torno do cinema Português e da Cultural Portuguesa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório