Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Antigo teatro-clube da Murtosa vai ser recuperado pela Câmara

O antigo teatro-clube e sede do Centro Recreativo Murtoense, construído em 1929, vai ser recuperado pela Câmara da Murtosa para atividades culturais e formativas da autarquia, anunciou hoje a Câmara.

Antigo teatro-clube da Murtosa vai ser recuperado pela Câmara
Notícias ao Minuto

17:00 - 17/05/19 por Lusa

Cultura Requalificação

O município da Murtosa lançou o concurso público da empreitada de recuperação e requalificação do edifício do Centro Recreativo Murtoense, localizado no centro da vila da Murtosa, num investimento de ultrapassa meio milhão de euros.

O histórico imóvel, agora propriedade da Câmara Municipal, foi mandado construir pela direção do Centro Recreativo Murtoense para sua sede e para teatro-clube, em 1929, segundo projeto idealizado por J. Villar, tendo o espaço sido inaugurado no dia 27 de setembro de 1931.

"Com esta intervenção, o município tem a pretensão de dotar o edifício de melhores condições de funcionamento, recuperando as características essenciais do imóvel, através da eliminação ou correção um conjunto de alterações que lhe foram sendo introduzidas ao longo dos anos", explica a Câmara em nota de imprensa.

No âmbito da intervenção, será feita a recuperação da tela, que encima o palco da sala de espetáculos, sobre a temática da "Arte Xávega", pintada em 1950 pelo artista plástico Murtoseiro Dimas Macedo naquele que foi, provavelmente, um dos seus primeiros testemunhos artísticos públicos.

O espaço do teatro-clube junta-se a um conjunto de edifícios públicos que a autarquia tem vindo a reabilitar e adaptar a novos usos, de que são exemplos o Arquivo Municipal (Casa Tavares Gravato), a COMUR-Museu Municipal (antigas instalações da Fábrica de Conservas da Murtosa), Casa das Gerações - Biblioteca Municipal (antigos Paços do Concelho) e a Oficina de Artes (antiga Escola Primária Pardelhas-Monte).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório