Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

A história do terrível médico nazi que escapou e viveu na América do Sul

Josef Mengele trabalhou no campo de concentração de Auschwitz, foi o responsável pela morte de milhões de pessoas e pelas experiências mais macabras com seres humanos, tendo conseguido escapar à Mossad e ao caçador de nazis, Simon Wiesenthal.

A história do terrível médico nazi que escapou e viveu na América do Sul
Notícias ao Minuto

11:37 - 02/10/18 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Livros

O Desaparecimento de Josef Mengele’ chega, esta terça-feira, às livrarias nacionais e conta a história daquele que era o chefe da equipa médica que trabalhava em Auschwitz.

Mengele foi responsável por escolher quem morreria de imediato nas câmaras de gás e quem sobreviveria para morrer, mais tarde, às suas mãos e às de outros médicos durante as mais macabras experiências médicas levadas a cabo no campo de concentração.

O seu objetivo, recorde-se, era o do regime nazi: provar a superioridade da raça ariana, anulando, assim, a teoria de que o ambiente envolvente tem repercussões na forma de ser e estar do ser humano.

Em ‘O Desaparecimento de Josef Mengele’, o autor dá-nos a conhecer a fuga do médico aquando do final da Segunda Guerra Mundial, contando, em detalhe, a sua passagem por países da América Latina como Argentina, Paraguai e Brasil até à sua morte em 1979, sempre com uma identidade falsa.

Notícias ao MinutoConheça a história do homem que conseguiu escapar à justiça após o Holocausto© Planeta Editora

‘O Desaparecimento de Josef Mengele’ está disponível para compra, desde hoje, por 17,75 euros e vai dissipar muitas dúvidas quanto à forma como o médico nazi conseguiu escapar à caça ao homem que lhe foi feita.

Para o jornal Le Monde, esta obra é uma “reconstrução meticulosa da fuga, no pós-guerra, de uma das figuras mais aterradoras do nazismo”, razão pela qual, sublinha o Financial Times, “merece ser lida no mundo todo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório