Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Construção Novo projeto quer impulsionar a inov...

Novo projeto quer impulsionar a inovação das PME na construção

O Metabuilding é uma ferramenta que visa apoiar a inovação nas Pequenas e Médias Empresas, com vista à criação de novas cadeias de valor industriais que fomentem o desenvolvimento de indústrias emergentes na Europa.

Novo projeto quer impulsionar a inovação das PME na construção

A empresa de construção Metabuilding acaba de lançar o seu mais recente projeto que visa impulsionar a inovação das Pequenas e Médias Empresas (PME) no setor. Com o mesmo nome da empresa (Metabuilding), esta nova ferramenta tem como prioridade incentivar a colaboração intersectorial e transfronteiriça deste setor, revela o Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC), na sua página oficial.

Nesta plataforma, poderá encontrar serviços e informações que possibilitarão encontrar tecnologias para serem implantadas ou, mesmo, parceiros que buscam colaboração em novos projetos. O seu objetivo é também conectar as partes interessadas para criar uma cadeia de valor integrada. Assim, os seus membros deverão trazer para a mesa propostas para projetos colaborativos de dois parceiros ou mais, ao submeter a sua candidatura aqui, até ao dia 15 de setembro de 2021. 

Note que o programa Horizonte 2020 INNOSUP visa testar novas abordagens para um melhor apoio à inovação através de oportunidades de financiamento para os atores da inovação em toda a Europa e é gerido pelo Conselho Europeu de Inovação e pela Agência Executiva das PME (EISMEA).

Assim, o Metabuilding é financiado no âmbito da sua ação de “projetos facilitados por clusters para novas cadeias de valor industriais” que visa apoiar a inovação nas PME, para competências de reforço mútuo, com vista à criação de novas cadeias de valor industriais que fomentem o desenvolvimento de indústrias emergentes na Europa

"A inovação no setor da construção será inicialmente impulsionada pelo alcance de quatro setores industriais inovadores e emergentes: Manufatura aditiva, soluções baseadas na natureza, indústria digital e circularidade e reciclagem. Mais para a frente, outros setores serão integrados", refere o Metabuilding.

O IMPIC faz notar que pelo menos uma PME de cada consórcio tem que estar estabelecida num dos seis países-alvo: Áustria, Espanha, França, Hungria, Itália e Portugal e as outras PME(s) terão que estar localizadas em qualquer um dos países da EU ou dos países associados do Horizonte 2020.

As propostas serão avaliadas por um painel internacional de especialistas independentes, quanto à forma como abordam os respetivos desafios para o setor Arquitetura, Engenharia e Construção (TIC, Soluções Baseadas na Natureza, Economia Circular e Reciclagem e Impressão 3D).

Leia Também: Construção residencial: Lotes do Parque dos Cisnes todos vendidos

Campo obrigatório