Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º
Dois em cada 3 compradores já são pr...

Dois em cada 3 compradores já são proprietários de pelo menos uma casa

Metade dos inquiridos que procuram casa para comprar já é proprietária de uma casa, revela estudo do Idealista.

Dois em cada 3 compradores já são proprietários de pelo menos uma casa

O Idealista divulgou um estudo que mostra uma alteração nas preferências de quem procura casa, com cerca de um quinto das pessoas a mudar de critérios, refere um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. Dois em cada 3 compradores, já são proprietários de pelo menos uma casa (42,3%); 9,6% possuem duas casas; 3,1% afirmam ter três; e quase 4% mais de três residências, contrastando assim com os 41,3% que não são proprietários de nenhuma casa.

Para Ruben Marques, porta-voz do Idealista, “o facto de dois terços das pessoas que procuram casa para comprar já serem proprietários de pelo menos uma outra casa, poderá ter a ver com o facto de atualmente existirem créditos à habitação com taxas de juro em mínimos históricos e, por outro lado, a estabilidade de um imóvel como investimento em relação a outros ativos, num momento em que o nível de poupança também subiu em termos médios. Este investimento no mercado poderá levar a um aumento do número de casas para arrendar no futuro e a uma possível descida nos preços."

Mulher, entre os 36 e 45 anos, casada, com filhos e um contrato de trabalho por tempo indeterminado é o perfil médio de quem procura casa em Portugal, mostra o inquérito realizado pelo Idealista e respondido por mais de 2.000 utilizadores que procuram casa na plataforma, diz a nota enviada às redações. A compra de habitação tende a ser um processo longo visto que 32,4% dos inquiridos estão à procura há mais de um ano, é acrescentado.

A tipologia mais procurada consiste num imóvel com, pelo menos, dois quartos e com um preço compreendido entre os 100.000 euros e os 200.000 euros. Em termos de localização, o interesse limita-se ao mesmo município de onde residem (50%) e 24,4% procuram em outras cidades do mesmo, enquanto perto de 26% procuram noutro distrito.

Já no arrendamento, 77,4% das pessoas afirmam que não são proprietárias de nenhuma residência e 16,3% já dispõem de uma casa. 4% dos inquiridos indicam que têm duas casas como propriedade, 1,1% contam com três e 1,2% com mais de três imóveis para habitação.

Leia Também: Interior do país destaca-se no mercado imobiliário com boas oportunidades

Campo obrigatório