Engenheiro da Volkswagen acusado nos Estados Unidos

Um engenheiro da Volkswagen, James Liang, foi hoje acusado nos Estados Unidos de estar diretamente envolvido no desenvolvimento de um dispositivo que permitiu ao grupo alemão contornar as leis antipoluição norte-americanas, indicou o Ministério da Justiça.

Governo alemão diz que VW tem de rever todos os modelos

© Reprodução

Lusa
09/09/2016 17:50 ‧ 09/09/2016 por Lusa

Auto

Emissões

James Liang declarou-se culpado perante um juiz do tribunal de Detroit (Michigan) para evitar julgamento. Em troca vai cooperar com as autoridades que estão a fazer a investigação do caso Volkswagen.

Arrisca-se a uma pena máxima de cinco anos e a uma multa que pode ir até 250 mil dólares, mas a decisão de reconhecer a culpa pode atenuar a pena.

Liang trabalhou de 1983 a 2008 em Wolfsburg na Alemanha, onde se encontra a sede da Volkswagen (VW), de acordo com documentos judiciais. Trata-se da primeira pessoa acusada no âmbito deste caso.

Depois foi transferido para os Estados Unidos, nomeadamente para a Califórnia, para integrar a equipa da VW destinada a preparar e testar os veículos diesel que o grupo queria comercializar em território norte-americano.

Foi essa equipa que deu garantias de conformidade dos referidos veículos com as normas norte-americanas sobre poluição, segundo os documentos.

"Quando trabalhava no avanço do 'diesel' (James) Liang fez parte de uma equipa de engenheiros que desenvolveu o motor +EA 189+ concebido para estar de acordo com as novas regras draconianas norte-americanas em termos de emissões" para estes veículos, segundo a acusação.

O objetivo "desta conspiração era para Liang e outros conspiradores enriquecer e fazer enriquecer ilegalmente a VW", apontam as autoridades dos Estados Unidos.

Em setembro de 2015, a VW admitiu ter manipulado cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo para os fazer passar por menos poluentes do que na realidade são.

EO// ATR

Noticias Ao Minuto/Lusa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas