Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Engenheiro da Volkswagen acusado nos Estados Unidos

Um engenheiro da Volkswagen, James Liang, foi hoje acusado nos Estados Unidos de estar diretamente envolvido no desenvolvimento de um dispositivo que permitiu ao grupo alemão contornar as leis antipoluição norte-americanas, indicou o Ministério da Justiça.

Engenheiro da Volkswagen acusado nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

17:50 - 09/09/16 por Lusa

Auto Emissões

James Liang declarou-se culpado perante um juiz do tribunal de Detroit (Michigan) para evitar julgamento. Em troca vai cooperar com as autoridades que estão a fazer a investigação do caso Volkswagen.

Arrisca-se a uma pena máxima de cinco anos e a uma multa que pode ir até 250 mil dólares, mas a decisão de reconhecer a culpa pode atenuar a pena.

Liang trabalhou de 1983 a 2008 em Wolfsburg na Alemanha, onde se encontra a sede da Volkswagen (VW), de acordo com documentos judiciais. Trata-se da primeira pessoa acusada no âmbito deste caso.

Depois foi transferido para os Estados Unidos, nomeadamente para a Califórnia, para integrar a equipa da VW destinada a preparar e testar os veículos diesel que o grupo queria comercializar em território norte-americano.

Foi essa equipa que deu garantias de conformidade dos referidos veículos com as normas norte-americanas sobre poluição, segundo os documentos.

"Quando trabalhava no avanço do 'diesel' (James) Liang fez parte de uma equipa de engenheiros que desenvolveu o motor +EA 189+ concebido para estar de acordo com as novas regras draconianas norte-americanas em termos de emissões" para estes veículos, segundo a acusação.

O objetivo "desta conspiração era para Liang e outros conspiradores enriquecer e fazer enriquecer ilegalmente a VW", apontam as autoridades dos Estados Unidos.

Em setembro de 2015, a VW admitiu ter manipulado cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo para os fazer passar por menos poluentes do que na realidade são.

EO// ATR

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório