A Ford quer tornar os carros elétricos mais acessíveis, preparando não só uma nova plataforma e uma nova forma de produção, como também novos modelos.
O primeiro chegará em 2027, na forma de uma pick-up totalmente elétrica de tamanho médio, de quatro portas. O preço? Segundo o construtor americano, o objetivo é que ronde os 30 mil dólares (equivalente a algo como 25.800 euros à taxa de câmbio atual).
O automóvel estará assente na nova Ford Universal EV Platform e será produzido na fábrica do Louisville - de onde sairá não só para os Estados Unidos da América, como para exportação.
Segundo a marca, esta nova plataforma universal para viaturas elétricas irá reduzir o custo associado a ter um carro elétrico, bem como o número de componentes (em 20 por cento).
Em termos de dimensões, esta nova pick-up elétrica terá mais espaço para os passageiros do que a mais recente versão do Toyota RAV4 - isto de acordo com o que é anunciado pela Ford.
Também se pretende um tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h similar ao do Mustang EcoBoost, tornando este modelo prático e também divertido de conduzir.
As baterias são de fosfato de ferro-lítio, desenvolvidas numa nova fábrica do fabricante que começará a operar no próximo ano e representa três mil milhões de dólares de investimento.
A produção deste e dos futuros carros elétricos da Ford acontecerá num novo conceito de linha de montagem universal, o Ford Universal EV Production System - uma 'árvore' de produção com três ramificações paralelas que desembocam num final em comum. O objetivo é tornar todo o processo mais eficiente, revolucionando a indústria tal como aconteceu com o Ford Model T no século XX.
Leia Também: Ford revela planos para carros elétricos acessíveis. Nova pick-up em 2027