"Momento Model T". Ford prestes a anunciar nova plataforma elétrica

A Ford vai anunciar esta segunda-feira uma nova plataforma de carros elétricos, prometendo que este é revolucionário ao falar de um ‘momento Model T’. O próprio presidente estará presente no evento no Kentucky.

Ford elétrico a carregar, com logótipo

© Anna Barclay/Getty Images

Bernardo Matias
11/08/2025 11:24 ‧ há 3 horas por Bernardo Matias

Auto

Ford

Está quase a terminar a espera para saber mais detalhes sobre os planos da Ford para os seus futuros carros elétricos. A nova plataforma será oficialmente anunciada já esta segunda-feira, 11 de agosto, a partir das 15h20 (hora de Portugal Continental, 10h20 locais).

 

O evento está marcado para o Kentucky e contará com altos dirigentes do construtor americano - incluindo o presidente e diretor-executivo Jim Farley.

É, por isso, uma ocasião particularmente aguardada no seio da Ford, cujo líder máximo fala de "um momento Model T" - uma referência ao seu modelo pioneiro, que no início do século XX revolucionou o setor automóvel e a indústria como um todo.

O discurso da Ford dá a entender que vem aí uma geração de automóveis elétricos relativamente acessível às massas, tal como foi na sua era o Model T - que 'democratizou' o acesso ao carro particular.

Numa chamada com investidores há poucas semanas, Jim Farley falou de "um veículo elétrico e plataforma revolucionários nos EUA". Já no ano passado, a marca da 'Oval Azul' tinha feito saber que estava a trabalhar num automóvel elétrico de baixo custo para as massas.

Este modelo que será revelado foi concebido no Electric Vehicle Development Center, mas chega numa altura de risco para o mercado de carros elétricos nos Estados Unidos da América.

É que, no fim de setembro, acabam-se os apoios federais à aquisição deste tipo de viaturas, esperando-se um abrandamento das vendas.

A própria Ford já anunciou o adiamento do lançamento das evoluções de dois dos seus elétricos - o F-150 Lightning e a carrinha E-Transit. O objetivo é concentrar-se em opções mais acessíveis.

Chave nos planos da Ford para automóveis elétricos acessíveis é a nova fábrica em Marshall, onde serão produzidas baterias de fosfato de ferro-lítio. A abertura deverá acontecer no próximo ano, com uma capacidade de produção anual a rondar 20 gigawatt/horas.

Leia Também: Ford planeia "carro elétrico revolucionário" e fala em "momento Model T"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas