Nos Estados Unidos da América, mais de 1.000 crianças morreram de golpe de calor por ficarem esquecidas ou presas dentro de automóveis, nos últimos 25 anos. No ano passado, estes casos subiram 35 por cento naquele país.
Com a chegada das temperaturas altas e do verão, este é um risco que não pode ser negligenciado. Distrações ou incidentes podem não acontecer só aos outros, mas há formas de evitar riscos. A Administração Nacional de Segurança Rodoviária e em Autoestradas dos EUA tem dicas, válidas para qualquer parte do mundo, que aqui partilhamos.
- Nunca deixar uma criança sozinha no carro: É a forma de prevenção mais eficaz, mesmo sendo um curto período de tempo.
- Estacionar em locais abrigados do sol: Embora não impeça a temperatura ambiente de aquecer o veículo, ao não incidir luz solar, o risco de calor extremo é menor.
- Janelas abertas: Com janelas abertas, o ar circula e o calor não se acumula tanto no interior de um carro.
- Verificar o carro: Pode parecer elementar, mas, nos EUA, mais de 50 por cento das mortes de crianças por golpe de calor resultam de esquecimento dentro de um carro. Se tiver crianças sob supervisão, habituar-se a verificar sempre o seu veículo – em especial os bancos de trás – previne incidentes. Outra solução passa por colocar uma bolsa ou mala no assento de trás, que tem de levar consigo. Uma nota também ajuda.
- Cuidado com as chaves: Um carro pode trancar a partir de dentro. Mantenha as chaves longe das crianças, para evitar o perigo que estas fechem acidentalmente a viatura sem um adulto dentro.
- Importante! Se vir uma criança presa dentro de uma viatura, tome ação e ligue imediatamente para as autoridades (112).
Leia Também: Números não mentem. SUV são "particularmente perigosos para crianças"