Já chegou o mais recente modelo eletrificado da FIAT – o novo Grande Panda Hybrid, que está disponível na Europa por menos de 19 mil euros.
Com a assinatura da FIAT e do Centro Stile Mirafiori, o carro desenvolve-se na plataforma Smart Car da Stellantis. O sistema de propulsão híbrido T-Gen 3 combina um motor tricilíndrico turbo de 1,2 litros com 110 cv de potência e um motor elétrico de 21 kW.
O sistema elétrico é também composto de bateria de iões de lítio de 48 V, inversor e unidade de controlo central. A transmissão é automática Edct de seis velocidades e dupla embraiagem. É possível rodar em modo totalmente elétrico durante um máximo de 1 km, desde que a velocidade seja inferior a 30 km/h.
O habitáculo é caracterizado pelo azul Blu Tasmania, conjugado com detalhes em amarelo brilhante no painel de instrumentos, infoentretenimento e costuras dos bancos. Numa coincidente ligação ao animal que dá nome ao carro, o painel inclui um tecido exclusivo com 33 por cento de fibras de bambu verdadeiras – BAMBOX Bamboo Fiber Tex.
Três versões
O FIAT Grande Panda Hybrid possui três versões com diferentes níveis de tecnologia e conforto: Pop, Icon e La Prima.
A versão Pop tem ar condicionado manual, painel digital de 10 polegadas, transmissão automáticca, travão de estacionamento elétrico e estação para smartphone.
O nível sobe em Icon, com ecrã tátil de infoentretenimento de 10,25 polegadas com seis altifalantes, iluminação exterior totalmente em LED e três pacotes de upgrades personalizáveis (Tech, Style e Winter). O pacote Tech disponibiliza controlo automático de climatização, navegação, sensores de estacionamento dianteiros, câmara de visão traseira e carregamentos sem fios.
Style é focado no equipamento exterior, com jantes de liga leve de 16 polegadas, barras de tejadilho, vidros escurecidos e placas de proteção. Winter, que só está disponível em combinação com o pacote Tech, acrescenta bancos, volante e para-brisas aquecidos.
A versão topo de gama do novo FIAT Grande Panda Hybrid é a La Prima, que inclui as características de todos os packs, mas possuindo jantes de liga leve de 17 polegadas, acabamentos premium no interior e uso da fibra BAMBOX Bamboo Fiber Tex no painel de instrumentos.
O design não foge às linhas do Panda original dos anos 1980, que se tornou num ícone da FIAT. No entanto, recebeu uma reinterpretação moderna, com faróis LED PXL que remetem para os videojogos do antigamente, luzes traseiras em forma de cubo e pilares escurecidos. Nas portas encontram-se as letras PANDA em 3D, e na traseira pode ver-se a marca FIAT.
Já disponível nos concessionários de toda a Europa, o FIAT Grande Panda Hybrid chega com um preço inicial inferior a 19.000 euros (desde 18.620 euros em Portugal).
Leia Também: Fiat Seicento de 2002 com apenas 18 km não é mito. Existe e está à venda