O mercado automóvel subiu pela primeira vez na Europa este ano em abril, e o Volkswagen Group liderou os novos registos de forma clara – quer no mês, quer no primeiro quarto do ano.
Segundo os dados da Associação Europeia de Fabricantes Automóveis, o conglomerado alemão vendeu 257.111 unidades no mês passado (mais 2,9 por cento face ao ano passado) e 984.796 (mais 4,7%) no conjunto dos primeiros quatro meses – com quotas de mercado superiores a 27 por cento. Os dados dizem respeito à União Europeia.
O Grupo Volkswagen engloba a marca que lhe dá nome, Audi, Cupra, Porsche, SEAT, Skoda, entre outras. Destas, a VW é a que tem melhor desempenho (107.153 veículos registados em abril e 410.141 no total do ano).
Segue-se a Stellantis (Alfa Romeo, Citroën, DS, FIAT, Lancia/Chrysler, Opel/Vauxhall, Peugeot), com 150.785 viaturas produzidas no quarto mês de 2024 e 601.595 no total do ano até esse momento. O grupo registou descidas face ao ano passado.
Conseguiram também subir em novos veículos registados o Renault Group (Alpine, Dacia e Renault), BMW Group (BMW e MINI), Mercedes-Benz (Mercedes e Smart), Ford, SAIC Motor e Mitsubishi.
Analisando a Europa, EFTA e Reino Unido, a liderança é igualmente do Volkswagen Group, que cresceu mais de 27 por cento em abril (296.869 unidades) e 26,4% de janeiro a abril (1.176.088) – sendo o único grupo/fabricante a ultrapassar a marca do milhão.
Também aqui a Stellantis está no segundo lugar, seguindo-se o Renault Group, que foi outro dos que cresceu assim como o BMW Group, a SAIC Motor e a Mitsubishi. À semelhança do que se verificou na UE, todos os outros fabricantes ou grupos discriminados apresentaram descidas.
Leia Também: Mercado automóvel sobe na Europa pela primeira vez em 2025