Foi em abril deste ano que está a findar que a Smart apresentou o carro que mudou o paradigma da marca e que assinala aquela que será uma nova e mais tecnológica era. O #1 foi o primeiro SUV da Smart e marcou-nos, principalmente, quando o experimentámos em setembro.
Tivemos a possibilidade de conduzir em Portugal, na apresentação à imprensa, o #1 e as impressões foram muito positivas. Com um cartão de visita, que é como quem diz um motor elétrico de 200 kW (272 cv), a versão com mais autonomia - graças à bateria de 66 kWh - oferece até 440 km. Estes são argumentos de peso, quando a versão de entrada de gama (Pro+) começa com um preço de 40.950 euros.
Mal entrámos, aquilo que pensámos foi: O Smart ganhou tamanho, mas ganhou também muito espaço e conforto. A mudança foi completa e, talvez por isso, tenhamos que destacá-lo como um dos automóveis mais marcou o ano no que aos lançamentos diz respeito.
Para vermos vários #1 nas estradas portuguesas temos de esperar até ao segundo trimestre de 2023, altura em que a Smart começa por entregar as primeiras encomendas aos clientes. Por coincidência descobrimos o primeiro português a efetuar uma encomenda de um Smart #1.