Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Um elétrico faz com que um condutor mude cinco hábitos. Sabe quais?

Um diferente tipo de condução.

Um elétrico faz com que um condutor mude cinco hábitos. Sabe quais?
Notícias ao Minuto

08:40 - 01/12/22 por Notícias ao Minuto

Auto Elétrico

A indústria automóvel está em plena transição para a eletrificação. São várias as marcas que já assumiram a posição de apenas vender veículos eletrificados em breve e, como a grande maioria sabe, um automóvel totalmente elétrico exige um tipo de condução diferente, mas não só.

Há novos desafios para os condutores de elétricos e não se trata de uma questão de ser melhor ou pior do que os carros a combustão. É apenas... diferente.

1 - Planeamento de viagens: O seguir viagem e abastecer onde calhar não é possível tendo um carro elétrico. Um automóvel 100% elétrico exige planeamento, por mais autonomia que exista. O tempo de carregamento não é o mesmo que um abastecimento de gasolina e, por vezes, se a viagem for mais longa, é necessária uma análise prévia ao trajeto para não ser negativamente surpreendido.

2 - Travagem regenerativa: O uso do pedal de travão é muito menor quando se conduz um carro elétrico. A travagem regenerativa faz com que o carro trave muito mais sem o nosso 'comando' e muitos deles já têm até a funcionalidade 'one pedal drive', que faz com que quase não utilize o pedal de travão.

3 - Caixa automática: Um olá a um veículo elétrico obriga a um adeus às caixas manuais. Sem rotações por minuto num motor, o binário é instantâneo.

4 - Abastecer: Este termo desaparece com a aquisição de um veículo elétrico. Ao invés será preciso carregar uma bateria que poderá ser mais vantajoso para a sua carteira, mas consumirá também uma maior fatia do seu tempo. Mesmo que recarregue o seu veículo num carregador ultrarrápido, o tempo de carregamento não pode ainda ser comparado a um abastecimento de gasolina ou gasóleo que pode demorar apenas dois ou três minutos.

5 - Revisões: Verificar o nível do óleo ou mudar filtros do combustível é coisa de carros a combustão. Muitos elétricos nem têm opção de abrir o capô e as revisões e manutenção são diferentes. E o melhor é deixar toda esta parte para um concessionário especializado.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório