Com o propósito de estudar vários caminhos que levam à neutralidade carbónica, a Toyota e a sua subsidiária Woven Planet estão a desenvolver formas de transportar hidrogénio e para isso criaram uma espécie de cartucho portátil para o efeito. Este utensílio tem apenas 400mm de comprimento e 180mm de diâmetro, e tem como objetivo agilizar e simplificar a produção, o transporte e o uso diário de hidrogénio.
Com apenas cinco kg, este cartucho é de recarga rápida. A Toyota e a Woven Planet não especificaram nenhuma utilização em específico mas revelou que um cartucho destes gera "eletricidade suficiente para fazer um microondas doméstico trabalhar durante aproximadamente 3-4 horas”.
Apesar de o hidrogénio ser feito de combustíveis fósseis, o que faz com que não seja totalmente 'verde', a Toyota acredita que num futuro próximo ele será gerado com baixas emissões de carbono e que estes pequenos protótipos podem ajudar em vários problemas relacionados com infraestruturas.
Vários testes com estes cartuchos serão feitos na Woven City, a "cidade do futuro" criada no Japão, na cidade de Susono. O grande objetivo é que o hidrogénio se torne uma energia comum, tornando-o conveniente, mais 'amigo' do ambiente e acessível.
Fique com o vídeo explicativo partilhado pela página da Woven City.