Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lamborghini apresenta o novo carro para pista, o Huracán GT3 EVO2

Estreia em corrida está prevista para as 24 Horas de Daytona de 2023.

Notícias ao Minuto

18:29 - 04/05/22 por Notícias ao Minuto

Auto Lamborghini

A Lamborghini apresentou o novo Huracán GT3 EVO2, concebido e desenvolvido pela Squadra Corse de Sant’Agata Bolognese sobre a base do Huracán STO, com o qual partilha importantes elementos de design, a tração apenas traseira e um motor V10 naturalmente aspirado, que, na versão de estrada, debita 640 cv de potência.

Por comparação com o Huracán GT3 EVO, homologado em 2019 e baseado no Huracán EVO de estrada, o GT3 EVO2 cumpre na plenitude os novos regulamentos técnicos da FIA de 2022, e apresenta soluções aerodinâmicas e um sistema de admissão totalmente novos. A tomada de ar, com o seu design hexagonal, e a aleta traseira derivam do Huracán STO, contribuindo para um mais eficiente sistema de admissão e para um melhor equilíbrio do veículo.  A tomada de ar está ligada a um snorkel, em substituição das tomadas de ar laterais, que canaliza de forma ótima diretamente para o motor, o que resulta numa resposta mais instantânea e numa maior responsividade às solicitações do piloto.

A introdução de 10 corpos de borboleta de atuação eletrónica incrementa a eficiência do V10 com válvulas em titânio. Todo o sistema, concebido pela Lamborghini Squadra Corse, é fixado ao motor através de apenas quatro parafusos, solução introduzida pela primeira vez no Essenza SCV12, para facilitar as operações de manutenção.

Os novos splitters, difusor e fundo do veículo melhoram a eficiência aerodinâmica. O fundo carenado em fibra de carbono, revestido com fibra de Zylon de elevada resistência, juntamente com o novo difusor, proporciona maior downforce que a atual geração GT3 EVO. Outras inovações incluem a asa traseira, a qual esta montada sobre pilares em liga de alumínio (Ergal 7075 T6) inspirados pelos do STO, e os novos suportes permitem uma maior precisão no ajuste da asa por comparação com a do modelo EVO.

A redesenhada gaiola de segurança, com a introdução dos dois pilares traseiros, e os novos painéis laterais em carbono-Kevlar do tipo favo de abelha, já testados no Essenza SCV12, incrementa a segurança em caso de impacto nas portas, de acordo com os regulamentos FIA de 2022.

O sistema de travagem também foi atualizado, com novas pinças e pastilhas desenhadas pela Squadra Corse, para otimizar a performance tanto em corridas de resistência como de sprint. 

O veículo será entregue aos clientes a partir do segundo semestre de 2022, e o anterior modelo Huracán GT3 EVO pode ser atualizado para as especificações do GT3 EVO2 através de um kit de evolução. A sua estreia em corrida está prevista para as 24 Horas de Daytona de 2023.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório