Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Aí está o novo Toyota Supra com caixa manual

Está prevista a sua chegada a Portugal no último trimestre deste ano.

Notícias ao Minuto

10:12 - 28/04/22 por Notícias ao Minuto

Auto Toyota

A Toyota anunciou esta quinta-feira o lançamento do novo Supra 2023. A grande novidade é, como já se sabia, a introdução da caixa manual de seis velocidades no modelo mítico da marca japonesa.

Previsto para o último trimestre de 2022 em Portugal, a Toyota garantiu que a nova transmissão, juntamente com a nova embraiagem, foi projetada especificamente para atender às características de potência e binário do motor GR Supra de 3,0 litros de capacidade, fornecido pela BMW.

Os sistemas de controlo de travagem e as suspensões foram reajustadas, tal como foi retirado peso ao carro - este Supra terá menos 40kg do que a versão com caixa automática.

Sobre a caixa manual, esta traz um sistema de controlo inteligente (iMT) que prioriza o desempenho desportivo do Supra. Ao aumentar as relações, os parâmetros são ajustados para otimizar o binário do motor no momento em que a relação é engrenada e a embraiagem é solta. Quando as relações são reduzidas, o software também entra em ação uma vez que foi ajustado para um desempenho consistente.

O iMT está definido como sistema padrão, mas pode ser desligado no modo 'Sport'.

Nova função Hairpin+

A ambição de tornar o GR Supra divertido de conduzir nos cenários mais exigentes ajudou a inspirar a introdução de uma nova função. A Hairpin+ permite mais liberdade em curvas apertadas de declive ascendente (mais de 5%) no caso de uma estrada de elevado atrito, como as encontradas em estradas montanhosas na europa.
 
Uma rotação mais livre das rodas (derrapagem controlada) pode tornar essa condução mais agradável, pelo que a Toyota otimizou o controlo do binário do motor para permitir uma maior diferença no grau de rotação da roda nos pneus esquerdo e direito.

A nova gama GR Supra em Portugal mantém como modelo de entrada a motorização 2,0 litros (258 cv) com transmissão automática, e a versão com motorização 3,0 litros (340 cv) passa a estar disponível apenas com transmissão manual.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório