Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

BMW vai utilizar esterco de vaca para criar eletricidade. Sim... leu bem

Projeto visa fornecer energia aos veículos elétricos da Califórnia e gerar um ar mais limpo no estado norte-americano.

BMW vai utilizar esterco de vaca para criar eletricidade. Sim... leu bem
Notícias ao Minuto

10:23 - 10/11/21 por Notícias ao Minuto

Auto BMW

A BMW juntou-se à California Bioenergy (CalBio) para um projeto inovador que vai aproveitar o esterco das vacas nas grandes produtoras de lacticínios para gerar eletricidade e assim alimentar os veículos elétricos da marca.

Nesta fase, o projeto inclui um acordo com a quinta Bar 20 Dairy e visa criar energia de forma sustentável e eliminar o metano das fezes do gado bovino, que tanto afeta a qualidade do ar e que contribui para instabilidade climática. Para isso, a BMW e a CalBio vão utilizar a mais recente tecnologia de biodesgestores, que decompõe matéria orgânica, e que neste caso vai alimentar a rede elétrica através do biogás produzido a partir do metano.

As reduções de emissão de metano na referida quinta Bar 20 Dairy, quando aliadas à criação de energia renovável, resultam na reduções de emissões de carbono equivalentes ao fornecimento de energia para mais de 17 mil veículos elétricos por ano.

O que torna o digestor da quinta de laticínios Bar 20 Dairy único é a forma como esta tecnologia cria eletricidade renovável "ultralimpa" no local. O sistema produz duas vezes mais eletricidade do que os geradores convencionais com a mesma quantidade de biogás.  O objetivo da BMW passa agora por continuar este processo noutras quintas de grande porte nos EUA.

“A nossa parceria com a CalBio representa uma forma inovadora de ajudar a aumentar o investimento em energia renovável, que não só abastece os nossos veículos com energia limpa, mas que também reduz as emissões de metano em quintas de produção de laticínios e traz uma nova fonte de receita para as comunidades agrícolas. Esperamos expandir este modelo no futuro e investir mais em biodigestores nas quintas em todo o país [EUA], tal como continuar a fornecer energia limpa aos condutores de veículos elétricos", referiu Adam Langton, chefe dos serviços energéticos da BMW na América do Norte.

Leia Também: Foi com este Cadillac que Ronaldo deu nas vistas na Avenida da Liberdade

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório