O lado positivo (e essencial) das emoções negativas

Os sentimentos negativos não devem ser desvalorizados, afinal, também fazem parte da nossa vivência.

© iStock

Lifestyle Psicologia 23/08/16 POR Daniela Costa Teixeira

E se a felicidade depender dos sentimentos negativos? Esta é a proposta feita por uma equipa de psicólogos da Harvard Medical School, que revela que os sentimentos negativos são parte fundamental para o equilíbrio e para um maior sentido de aproveitamento da vida.

PUB

É certo e sabido que os pensamentos e as emoções positivas melhoram a qualidade de vida e reduzem significativamente a probabilidade de doença e de morte pelas mais variadas causas, contudo, os estados de alegria extrema podem causar danos para a saúde por estarem associados a comportamentos de risco e a uma maior incapacidade de avaliação. Mas devemos deixar de ser menos felizes por causa disso? Não. Mas temos de equilibrar a balança.

Quando uma pessoa se sente triste, não deve prolongar esse estado, deve procurar a causa e avaliar as possíveis consequências desse lado negativo das emoções. E é aqui que está o segredo da felicidade, como se lê no site da revista Health.

As emoções negativas incentivam o processamento cognitivo lento e sistemático, o que faz com que as conclusões sejam mais ponderadas, detalhadas e importantes. O que quer isto dizer? Indica que as emoções que muitas vezes ignoramos ou odiamos por serem negativas são a forma mais eficaz de ter um pensamento mais atento e de procurar formas de melhorar a vida, dando valor a pequenos gestos, situações e momentos que poderiam passar despercebidos num estado de felicidade por não contribuírem para aumentar essa mesma felicidade (mas que num estado de tristeza podem ser a solução para se ser feliz).

Revela ainda a publicação que as pessoas que se encontram em estados de espírito negativos tendem a ser menos ingénuas e mais céticas, o que faz com que avaliem mais tudo o que está à volta e que não se deixem iludir por falsos sorrisos.

Dar valor às emoções negativas é algo que o psicólogo clínico Américo Baptista também recomenda. Numa entrevista ao Lifestyle ao Minuto, o especialista revela que “preocupamo-nos com as emoções negativas porque nos fazem sofrer, porque contribuem de um modo negativo para a nossa saúde mental”. Mas podemos viver sem essas emoções negativas? Jamais.

"Se eu não tiver medo, não tenho cuidado a atravessar a estrada e sou atropelado. Mas, quando este medo se transforma numa fobia, numa perturbação ansiosa, aí já estamos a falar de uma coisa completamente diferente”, ressalva.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Dicas Há 20 Horas

O truque para lavar as sapatilhas na máquina sem o incómodo barulho

lifestyle Alimentação Há 18 Horas

A semente fácil de encontrar que ajuda a reduzir os níveis de colesterol

pais Euromilhões Há 13 Horas

Euromilhões sem totalistas, mas (ótimo) segundo prémio saiu em Portugal

cultura Eurovisão Há 22 Horas

Espanha junta-se a Portugal em queixa de assédio de Israel na Eurovisão

desporto UEFA Há 16 Horas

UEFA aplica multa milionária ao FC Porto e ameaça com exclusão

fama Daniela Melchior Há 18 Horas

Novo visual de Daniela Melchior deixa Margarida Corceiro em 'êxtase'

desporto Mercado de Transferências Há 22 Horas

Ingleses revelam razão que levou Liverpool a deixar 'cair' Rúben Amorim

lifestyle Metabolismo Há 16 Horas

O que uma nutricionista recomenda para acelerar o metabolismo

desporto Liverpool Há 21 Horas

Klopp revela o único jogador da Premier League que não pode ver à frente

lifestyle Signos Há 11 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?