Controlo de fronteiras: 853 pessoas impedidas de entrar em Portugal

De um total de mais de 87 cidadãos fiscalizados nas fronteiras nacionais, desde as 23h00 do dia 16 de março, "853 foram impedidos de entrar em território nacional" e "um foi detido por uso de autorização de residência falsa". Este último caso aconteceu em Vila Verde da Raia, Chaves.

© Global Imagens

País Covid-19 27/03/20 POR Ana Lemos

O Ministério da Administração Interna (MAI) enviou, ao início da tarde desta sexta-feira, um balanço das atividades de controlo do SEF e da GNR nas fronteiras terrestres nacionais, que está em vigor desde o passado dia 16, e que visa "vedar as deslocações de cidadãos em turismo/lazer" entre Portugal e a vizinha Espanha.

PUB

Nestes primeiros dez dias, e até ao final do dia desta quinta-feira, "o SEF controlou - com a colaboração da Guarda Nacional Republicana - um total de 87.823 cidadãos".

Deste total, refere o comunicado do MAI, "853 foram impedidos de entrar em território nacional e um foi detido por uso de autorização de residência falsa, no ponto de passagem autorizado de Vila Verde da Raia, Chaves".

As recusas de entrada "verificaram-se em Valença (286), Caia (199), Castro Marim (154), Vilar Formoso (84), Vila Verde de Ficalho (57), Vila Verde da Raia (40), Quintanilha (16), Marvão (10) e Termas de Monfortinho (7)".

Relembra ainda o MAI que "está vedada a circulação rodoviária nas fronteiras terrestres, independentemente do tipo de veículo, com exceção do transporte internacional de mercadorias, do transporte de trabalhadores transfronteiriços e da circulação de veículos de emergência e socorro e de serviço de urgência".

Uma condição que se deve ao atual cenário de pandemia mas que não afectam estas deslocações: "entrada dos cidadãos nacionais e dos titulares de autorização de residência nos respetivos países; a circulação do pessoal diplomático, das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança; a circulação, a título excecional e para efeitos de reunião familiar, de cônjuges ou equiparados e familiares até ao 1º grau na linha reta; o acesso a unidades de saúde, nos termos de acordos bilaterais relativos à prestação de cuidados de saúde;" bem como, "o direito de saída dos cidadãos residentes noutro país".

[Notícia ataulizada às 16h00]

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Brasil Há 21 Horas

Motoristas TVDE garantem que idoso estava vivo antes de chegar a banco

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que têm um 'sexto sentido'. Identifica-se?

lifestyle Signos Há 20 Horas

Signos que já conheceram o amor das suas vidas (mas ainda não perceberam)

economia segurança social Há 8 Horas

Afinal, quem tem direito ao Complemento Solidário para Idosos?

lifestyle Alimentação Há 23 Horas

Jejum para quê? A bebida probiótica da moda tem o mesmo efeito

lifestyle Longevidade Há 20 Horas

Três hábitos que podem ajudá-lo a viver (muito) mais tempo

lifestyle Signos Há 4 Horas

Abril, sorte mil. Vai correr tudo bem a estes signos até ao final do mês

pais Guardia Civil Há 20 Horas

Camião português apreendido em Espanha. Tinha quase 2 mil kg de amêijoas 

lifestyle Estudo Há 7 Horas

O hábito que reduz em 23% as hipóteses de vir a ter doenças cardíacas

economia Mercadona Há 6 Horas

Já se sabe onde (e em que data) a Mercadona vai abrir a 1.º loja este ano