Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal divulga imagem inédita captada pelo telescópio Hubble

Portugal vai assinalar na próxima semana o aniversário do telescópio espacial Hubble com uma série de iniciativas, que incluem a divulgação de uma imagem inédita captada pelo Hubble, e que foi distribuída igualmente para outros países europeus.

Portugal divulga imagem inédita captada pelo telescópio Hubble
Notícias ao Minuto

09:11 - 18/04/15 por Lusa

Tech Espaço

Em Portugal, a imagem comemorativa dos 25 anos do telescópio no espaço vai ser mostrada em Lisboa, Porto, Coimbra e Espinho.

A imagem, impressa em grande formato, foi distribuída por 60 locais na Europa, mediante candidatura prévia, para ser revelada a partir de quinta-feira, a partir das 14:15 (hora de Lisboa), numa iniciativa promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA), que financia o telescópio com a congénere norte-americana (NASA).

O telescópio espacial Hubble foi colocado em órbita em 24 de abril de 1990 pelo vaivém Discovery, e representou uma revolução para a ciência. Fez mais de um milhão de observações e permitiu a publicação de mais de 12 mil artigos científicos.

Colocado na órbita terrestre, livre das interferências da atmosfera, o Hubble produziu centenas de milhares de imagens do universo com detalhe nunca antes alcançado.

A imagem inédita do Hubble será apresentada em Portugal no Planetário do Porto, no Planetário Calouste Gulbenkian e no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, ambos em Lisboa, no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra e no Centro Multimeios de Espinho.

No Planetário do Porto, na quinta-feira à tarde, além desta iniciativa, vão decorrer atividades como a projeção de um documentário sobre o Hubble e experiências práticas para crianças sobre o funcionamento de um telescópio e sobre a expansão do Universo.

Em simultâneo, os visitantes podem ver duas exposições, uma sobre a evolução do Universo e outra, fotográfica, que regista o trabalho dos astrónomos.

À noite, a mesma imagem será divulgada e explicada no Planetário Calouste Gulbenkian, evento acompanhado por um pequeno espetáculo de música e efeitos visuais na cúpula do edifício.

Antes, haverá uma série de três palestras sobre a importância do Hubble para a compreensão do cosmos, das galáxias e dos planetas, a cargo dos astrofísicos Ismael Tereno, David Sobral e Pedro Machado, e uma sessão de planetário.

Na mesma noite, mas no Observatório Astronómico de Santana, nos Açores, o astrofísico João Miguel Tavarela Ferreira apresentará 25 imagens captadas pelo telescópio espacial.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório