Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 26º

Duas semanas depois, Facebook de Zuckerberg já não é Charlie

Cerca de duas semanas depois do ataque ao Charlie Hebdo, que levou Mark Zuckerberg a realçar que o Facebook não seria palco de censura de ideias, num texto que terminava com a hashtag #JeSuisCharlie, a rede social na Turquia aceitou retirar imagens em que Maomé é retratado, avança o Washington Post.

Duas semanas depois, Facebook de Zuckerberg já não é Charlie
Notícias ao Minuto

18:30 - 28/01/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Turquia

A 8 de janeiro, o dia seguinte ao ataque à redação do jornal satírico Charlie Hebdo, Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, emitiu um comunicado onde defendia o direito à liberdade de expressão, com a hashtag que então se popularizou: #JeSuisCharlie. Agora, duas semanas depois, o Facebook na Turquia já começou a censurar imagens do profeta Maomé.

O Washington Post dá conta que o Facebook, que em alturas anteriores já tinha aceitado retirar da rede social imagens e publicações colocadas online por dissidentes do regime russo, sírio e chinês, aceitou agora retirar imagens referentes a Maomé, nomeadamente as de caricaturas do Charlie Hebdo.

Na altura em que a frase “Je suis Charlie” se popularizou, acabando mesmo por marcar a maior manifestação em anos, em França, no passado dia 11, a favor da liberdade de expressão, Zuckerberg assumiu a ‘linha da frente’ da defesa da liberdade de expressão na sua rede social.

No texto que publicou, o criador da rede social afirmava que não iria deixar que o Facebook fosse palco de censura por medo de violência. “Estou comprometido a construir um serviço em que uma pessoa pode falar livremente sem ter receio de violência”, escreveu então no seu texto.

A BBC especifica que um número não especificado de páginas "que ofendiam o profeta Maomé" foi bloqueado, depois de ter sido emitida uma ordem judicial de um tribunal de Ancara.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório