Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Separação de serviços comerciais de motores de busca no Google

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje uma resolução a pedir que a Comissão Europeia tome medidas para que gigantes da Internet, como Google, separem os serviços comerciais dos motores de busca.

Separação de serviços comerciais de motores de busca no Google
Notícias ao Minuto

16:45 - 27/11/14 por Lusa

Tech Parlamento

A resolução hoje aprovada pede que o órgão executivo comunitário aplique "com firmeza" medidas que aumentem a concorrência e diminuam os obstáculos que dificultam o desenvolvimento do mercado digital único e tome propostas para "separar os motores de pesquisa de outros serviços comerciais".

Segundo o comunicado do Parlamento Europeu, que deu conta desta resolução, os eurodeputados consideram que "o mercado de pesquisa em linha é de particular importância para assegurar condições de concorrência no mercado único digital" e querem que esses motores sejam "imparciais e transparentes" na forma como disponibilizam a informação, para que as pesquisas não sejam discriminatórias, e haja diversidade de fontes de informação.

Apesar de nunca ser referido, esta proposta tem como alvo o Google e o seu domínio no mercado digital. A empresa tem estado sob os holofotes da Comissão Europeia desde 2010, em resposta a acusações de que o seu motor de busca abusa da posição dominante sobre os concorrentes.

O Parlamento Europeu não tem poder para pedir a divisão da Google, mas o movimento por dois eurodeputados está a deixar muita gente nervosa. A representação dos Estados Unidos junto da União Europeia já tinha dito, em comunicado, que vê "com preocupação" a resolução do Parlamento Europeu.

A legislação europeia não afeta diretamente a empresa nos Estados Unidos, mas pode afetar os negócios do Google na Europa, onde tem muita força.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório