Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Poiares Maduro quer ouvir voz do povo sobre Europa

O ministro Miguel Poiares Maduro defendeu esta quinta-feira que a eleição do presidente da Comissão Europeia pelos cidadãos dos 27 seria "um bom passo" para a União Europeia ter um "capital político mais forte".

Poiares Maduro quer ouvir voz do povo sobre Europa
Notícias ao Minuto

15:50 - 09/05/13 por Lusa

Política Ministro

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, que discursou hoje na Conferência sobre o Estado da União em Florença, considerou que, no actual cenário de crise, a Europa está perante um “desafio democrático”, decorrente da “interdependência” e a consequente limitação da “capacidade de autogoverno” dos seus membros, ao qual deve responder através de algumas mudanças políticas.

“Uma União democrática tem de ser eficaz (…) Isto exige, entre outras coisas, que as instituições europeias, em particular a Comissão, tenham um capital político mais forte. A eleição do presidente da Comissão Europeia através das eleições para o Parlamento Europeu seria um bom passo nessa direcção”, afirmou o ministro, segundo excertos da intervenção divulgados pelo seu gabinete.

Para o ministro, uma tal eleição permitiria à UE ser “um espaço político europeu” não “exclusivamente dependente dos espaços políticos nacionais” e promover “uma política mais transnacional” e menos “centrada na oposição entre os diferentes Estados”.

“A limitação de escolhas políticas que a UE impõe ao nível nacional, em razão da disciplina necessária ao bom funcionamento da União Económica e Monetária, tem de ser compensada pelo aparecimento de uma verdadeira possibilidade de escolhas políticas e democráticas pelos cidadãos da UE”, afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório