Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"A trafulhice é generalizada", mas governantes fecham os olhos

A deputada do Bloco de Esquerda acusa os políticos portugueses de ignorarem a fuga ao Fisco nas grandes empresas nacionais.

"A trafulhice é generalizada", mas governantes fecham os olhos
Notícias ao Minuto

11:30 - 01/12/15 por Notícias Ao Minuto

Política Mariana Mortágua

No artigo de opinião que hoje assina no Jornal de Notícias, Mariana Mortágua recorda o inquérito de Miguel Horta e Costa, administrador da ESCOM, para condenar o que considera ser a corrupção nas empresas portuguesas.

Na Comissão de Inquérito ao BES, este confessou que o e seu envolvimento na compra de dois submarinos pelo Estado Português teve por base uma fuga ao Fisco, não corrupção.

“A declaração que supostamente tranquilizaria o país - afinal não houve corrupção - foi mais uma das provocações convenientemente ignoradas pela maioria dos deputados e governantes. Porquê? Porque se assim não fosse seriam obrigados a admitir que a trafulhice é generalizada”.

Para a bloquista, “a fuga ao Fisco, o ‘planeamento’ ou ‘engenharia’ fiscal não são exceções, são a regra na gestão diária das grandes empresas, e todos os anos significam milhares de milhões de euros de receita perdida para o Estado”.

“São estas empresas, estes empresários, banqueiros e advogados que não hesitam um segundo em exigir mais austeridade enquanto clamam por novas descidas no IRC, cavando assim uma desigualdade - entre trabalho e capital - que ninguém parece querer encarar”, escreveu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório