Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Nóvoa diz ser preciso "enorme confiança na maturidade da democracia"

O candidato presidencial Sampaio da Nóvoa disse hoje que é preciso uma "enorme confiança na maturidade da democracia em Portugal" e reiterou encarar como "impensável" que não seja empossado um Governo de maioria no parlamento.

Nóvoa diz ser preciso "enorme confiança na maturidade da democracia"
Notícias ao Minuto

19:08 - 22/10/15 por Lusa

Política Sampaio da Nóvoa

"Não vejo que haja nenhuma possibilidade no nosso regime constitucional de não dar posse a um Governo que tenha uma maioria parlamentar. Representa uma maioria de decisões e de votos dos portugueses, representa uma maioria da vontade dos portugueses e seria absolutamente impensável que um Governo desses não fosse empossado", afirmou o antigo reitor da Universidade de Lisboa à entrada da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto onde iria participar na conferência "Conhecimento, Cidadania e Desenvolvimento".

De acordo o professor catedrático, "está-se a verificar agora que era preciso abrir o leque das possibilidades, que era preciso pensar a democracia numa outra abertura que ela não tinha tido nos últimos anos ou nas últimas décadas".

Questionado sobre o que espera que o Presidente da República venha a dizer às 20:00 de hoje, Sampaio da Nóvoa escusou-se a responder, sublinhando que tem seguido "com muita atenção estes dias, que têm sido dias muito interessantes para a democracia e para a política em Portugal".

O candidato à Presidência da República deixou ainda "uma palavra de muito estímulo, de muito reconhecimento a todos os partidos que ao longo destes dias têm procurado formas de entendimento, formas de diálogo".

O Presidente da República faz hoje à noite, após as 20:00, uma comunicação ao país, depois de concluída a audição dos partidos sobre a formação do novo Governo, disse à Lusa fonte oficial da Presidência da República.

Na quarta-feira, o Presidente da República concluiu as audições aos sete partidos com assento parlamentar sobre a nomeação do primeiro-ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório