Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

PSD e CDS já entregaram nova lei da cobertura jornalística

Os partidos que compõem a maioria governativa optaram por avançar com nova lei de cobertura jornalística de eleições depois da polémica sobre o visto prévio para um plano de cobertura.

PSD e CDS já entregaram nova lei da cobertura jornalística
Notícias ao Minuto

18:15 - 25/05/15 por Notícias Ao Minuto

Política Legislação

O PSD e o CDS já entregaram a proposta final para a cobertura jornalística das campanhas eleitorais, adianta a SIC Notícias.

Recorde-se que, os dois partidos que compõem o Governo optaram por avançar com nova legislação depois da polémica que surgiu em torno de uma proposta anterior, que contou também com a participação de deputados do PS, em que se defendia a necessidade de um visto prévio para um plano de cobertura noticiosa das eleições.

A ideia foi criticada, sendo alvo de acusações de tentativa de censura. O espanhol El País chegou mesmo a escrever, na sequência da divulgação da proposta, que a “censura prévia” tinha voltado a Portugal.

Na proposta agora entregue, os partidos da maioria insistem também na obrigatoriedade de os debates televisivos contarem com todas as forças representadas no Parlamento.

No proposta é ainda adiantado que, em caso de referendos, os debates devem incluir "representantes dos partidos políticos representados na Assembleia da República ou de grupos de cidadãos eleitores constituídos para o ato referendário, de forma a assegurar a representação das posições submetidas a referendo", cita a agência Lusa.

De acordo com o regime sancionatório, os donos dos media que violem o artigo respeitante à igualdade de oportunidades e de tratamento das diversas candidaturas são alvo de uma coima que oscila entre 3.000 e 30.000 euros. A mesma coima é aplicada aos media que violem as regras dos debates entre candidaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório